Categorias
Aqui você encontra GeoDigital Indicações Mundo Digital

4 cursos on-line gratuitos sobre tecnologia na educação

De que maneira é possível utilizar a tecnologia em sala de aula? Essa é a pergunta que Paula Furtado e Ana Rute Mendes querem responder através dos cursos online disponibilizados aos educadores pela plataforma criada por elas, a Mupi.

A plataforma, que pode ser acessada clicando aqui, possui 12 cursos que ensinam os professores como aplicar ferramentas tecnológicas às suas aulas, sendo cinco deles são gratuitos. Todos eles têm em média cinco horas e duração e são assíncronos, isto é, não tem limite de tempo para que as aulas sejam concluídas. possível tirar dúvidas com os instrutores por fórum, e-mail ou WhatsApp.

Com exceção do curso “Reflexões sobre tecnologia, educação e sociedade”, todos os cursos ofecerem certificado ao final. Mas, para isso, é necessário que professor entregue a atividade final proposta, que podem ser a construção de um plano de aula ou uma sequência didática, explicam as idealizadoras do Mupi entrevista ao Porvir.

Veja abaixo 4 cursos do Mupi que os educadores podem fazer gratuitamente (clique sobre as fotos para acessar):

Este curso tem o objetivo de levar os educadores a repensarem a relação entre educação e tecnologia, trazendo um panorama sobre as novas tecnologias, novas formas de comunicação e os caminhos que levam a uma nova educação.

Mostra o que são objetos de aprendizagem e apresenta repositórios gratuitos de objetos de aprendizagem com diferentes tipos de mídia, como vídeos e curtametragens. Ensina, ainda, como a ferramenta Pinterest pode auxiliar os professores na preparação das aulas.

Ensina como utilizar a ferramenta Google News, ferramenta da Google de notícias de diferentes fontes jornalísticas em benefício de suas aulas. Mostra como ferramenta funciona, dá sugestões de atividades e apresenta, também, outra ferramenta muito útil na sala de aula, o Google Trends.

Mostra como é possível utilizar o miniblog Twitter em diversas atividades em sala de aula com os alunos. Para isso, o curso apresenta os recursos da rede social também faz observações importantes sobre o comportamento e a ética no uso dessa ferramenta.