Conheça o projeto Rios Voadores

Conheça o projeto “Rios Voadores”, que tem como objetivo divulgar e popularizar os conhecimentos científicos sobre o fenômeno atmosférico que ocorre na região amazônica e influência todo clima brasileiro.

Por Artur Boligian Neto

Fonte: http://riosvoadores.com.br/

Publicado em 27/11/2017

O projeto “Rios Voadores" surgiu em 2007, quando cientistas em um pequeno monomotor coletavam amostras de vapor de água com o intuito de pesquisar sobre as massas de ar úmido que vêm da Amazônia e levam umidade para outras regiões do Brasil. O projeto “Rios Voadores” surgiu em 2007, quando cientistas em um pequeno monomotor coletavam amostras de vapor de água com o intuito de pesquisar sobre as massas de ar úmido que vêm da Amazônia e levam umidade para outras regiões do Brasil. 

O fenômeno chamado “rios voadores”, são cursos de aguas atmosféricos, “formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são lançados pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil" (PROJETO RIOS VOADORES).

 

O site do projeto conta com diversos materiais e ferramentas para que o professor possa utilizar em sala de aula, como: animações, vídeos explicativos, mapas interativos que demonstram a trajetória dos rios voadores e os locais de monitoração; e uma bela galeria de imagens.

O projeto aposta na educação ambiental e tem como objetivos um programa educacional de formação de professores com a intenção de:

– Divulgar para a população em geral a valiosa contribuição da Floresta Amazônica no abastecimento dos recursos hídricos brasileiros.

– Conscientizar e valorizar a preservação da Amazônia como essencial para as atividades econômicas do país (desde a agricultura até a indústria) como também para a qualidade de vida da população.

– Preparar professores das redes públicas de ensino em vários estados do Brasil com oficinas e material didático para a inclusão do tema em sala de aula.

– Traduzir conhecimentos científicos e meteorológicos em linguagem acessível a todos, para que seja possível compartilhar informações valiosas sobre as origens da água que sai da torneira de casa, visando a proteção dos recursos hídricos.

Segundo os coordenadores do projeto Rios Voadores, “poucas pessoas conhecem a existência do transporte do vapor de água amazônico por essas massas de ar denominados de rios voadores ou rios aéreos. Muito menos podem imaginar que o volume de vapor de água lançado para a atmosfera pelas árvores da floresta amazônica pode ter a mesma ordem de grandeza da vazão do rio Amazonas (200.000 m3/s).”

É importante o papel do professor enquanto formador em apresentar a relação entre os fenômenos físicos associados ao ciclo da água e sua relação com sua disponibilidade na torneira de nossa casa. Assim, faremos com que os alunos apreendam a importância de batalhar pela preservação da natureza, sobretudo em um momento delicado ao qual vivemos, em que o agronegócio invade e devasta a floresta amazônica afetando todo o ciclo essencial para a reprodução da vida no território brasileiro.

 

 

Animação - Rios Voadores (Projeto Rios Voadores)

 

Rios Voadores - Antonio Nobre (Pesquisa FAPESP)

Existe um rio acima de nós - Antonio Donato Nobre | TEDxAmazonia (TEDxTalks)

Dança da chuva — parte 1: Rios voadores (Pesquisa FAPESP)

Voltar
>