4 recursos do Google Earth que você não conhecia

Quer conhecer mais funções da ferramenta de visualização do planeta Terra? Confira nossas dicas:

Por Mie Francine Chiba

Fonte: Google Earth

Publicado em 14/09/2018

Quem faz o download do conhecido programa de visualização do planeta Terra da Google não imagina a quantidade de funções que o programa tem. Para te ajudar a explorar melhor esta incrível ferramenta, damos algumas dicas de recursos que você com certeza não sabia que o Google Earth poderia proporcionar. Lembre-se que, para usar a ferramenta, você deve fazer o download dela e instalar em seu computador. Para obter o software, clique aqui no link.

Mostrar a luz do sol na paisagem

Este botão do programa ativa na tela uma régua por onde você pode regular a hora do dia em que deseja visualizar a imagem. Assim, você pode saber como fica a paisagem daquele ponto do planeta Terra em vários momentos do dia.

Botão com o recurso fica na barra de ferramentas no alto da tela

Recurso ativa uma régia por onde o usuário pode regular a hora do dia em que deseja visualizar a imagem

Mostrar imagens históricas

Este é um dos recursos mais surpreendentes do Google Earth. Por meio dele, você pode visualizar como era a Terra ou um determinado mapa em épocas diferentes, desde 1930 até hoje. É incrível notar a transformação da superfície do planeta ao longo da história recente.

Botão com o recurso fica na barra de ferramentas no alto da tela

Recurso ativa uma régua por onde o usuário pode definir a época em que deseja visualizar a imagem de 1930 em diante

Fazer um safári

Esta função está localizada no menu à esquerda do programa. Por meio dele, o usuário pode visualizar imagens de satélite em que foram encontrados animais que dificilmente vai encontrar perto de sua casa, como elefantes, tartarugas gigantes, pinguins e etc. Para navegar pelo safari, basta seguir as sugestões de um biólogo (Mike Fay), que aparecem na tela.

Recurso está no menu do lado esquerdo da tela

Programa mostra sugestões de um biólogo...

... e voilá!

Alternar entre Terra, Céu, Marte e Lua

Sim, o Google Earth também permite explorar o céu, Marte e a Lua. Graças aos avanços da tecnologia espacial, a ferramenta do Google também tem imagens de satélite de outros planetas e da Lua. O resultado se restringe a um mosaico não muito perfeito de imagens, mas vai dizer que ainda assim não é incrível poder explorar a superfície de Marte por conta própria? O mesmo botão poder alternar a visão do Google Earth para o céu, onde é possível ver galáxias, constelações, planetas e muito mais. 

Botão com o recurso fica na barra de ferramentas do alto da tela

Usuário pode se tornar um explorador de Marte com apenas alguns cliques