O big brother do planeta Terra

Sites de câmeras ao vivo mostram, paisagens, lugares e até o planeta Terra visto do espaço em tempo real

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 01/11/2018

Já pensou em dar aulas de Geografia mostrando imagens do planeta Terra? E se estas imagens fossem reais, ao vivo, e vistas do espaço? Ao falar sobre a cidade de Meca (Arábia Saudita), local visitado pelos muçulmanos todos os anos, nada mais ilustrativo que mostrar imagens do lugar, que está sempre cheio de visitantes, ao vivo. E nas aulas sobre biodiversidade? Que tal mostrar imagens de animais em extinção, como o panda gigante, na sua rotina em um zoológico dos EUA?

Sites disponíveis na internet proporcionam imagens ao vivo de câmeras instaladas em diversos lugares do mundo. Veja onde encontrá-las (clique nos títulos para acessar):

International Space Station (ISS) ou Estação Espacial Internacional – Nasa

A Nasa instalou quatro câmeras na famosa Estação Espacial Internacional, a ISS (International Space Station). Por meio delas, podemos conferir parte da rotina dos astronautas na estação espacial (clique aqui para assistir no site original) e também ver imagens do nosso planeta azul da maneira como eles a veem do espaço (clique aqui para assistir no site original). A ISS fica 24 horas na órbita do planeta Terra.

Earth Cam

Este talvez seja um dos sites mais completos de câmeras ao vivo. Tem diversas câmeras instaladas pelo mundo em praias, pontos turísticos, zoológicos. Um dos exemplos são as imagens do Times Square, em Nova Iorque, das cataratas do Niágara, entre EUA e Canadá, de ursos nos EUA e de elefantes na Indonésia. É só escolher.

Imagens da Times Square, em Nova Iorque (EUA)

Imagens das cataratas do Niágara, entre EUA e Canadá

Camerite

O Camerite é um site por onde pessoas e empresas disponibilizam imagens de câmeras instaladas em diversos lugares do mundo, inclusive do Brasil. São populares as câmeras que mostram a movimentada Avenida Paulista (São Paulo-SP) e a cidade de Hong Kong. Pelo site, é possível fazer uma viagem pelo mundo e até chegar a Meca, cidade sagrada para onde os muçulmanos peregrinam todos os anos (a última peregrinação foi semana passada).

Imagens de Meca (Arábia Saudita)