Conheša a plataforma educacional do YouTube

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 21/02/2019

Os vídeos são um dos conteúdos mais acessados via internet. Por crianças e adolescentes, então, nem se fala. E que tal usar esta sede dos alunos por vídeos para ajuda-los a aprender ainda mais pela internet?

Sabe-se que existem diversos conteúdos espalhados pela internet, mas que nem tudo o que está disponível na rede é de qualidade. Pensando nisso, a Fundação Lemann – organização sem fins lucrativos voltada à educação - e a Google se uniram para disponibilizar a professores e alunos um canal no conhecido site de vídeos YouTube só com conteúdo relacionado à educação.

Os vídeos são selecionados por uma curadoria formada por professores do Sistema de Ensino Poliedro e coordenados pela Fundação Lemann. Lá, os alunos podem encontrar subsídio para pesquisas escolares, para reforçar o aprendizado de matérias passadas em sala de aula ou simplesmente para aprenderem algo novo. Professores que possuem videoaulas também podem submeter o seu material para ser publicado na plataforma.

O conteúdo da página educacional do YouTube é voltado ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Há vídeos relacionados a diversas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

Para você, professor, que deseja indicar aos seus alunos um canal confiável onde encontrar conteúdo educacional, esta pode ser uma dica interessante. O YouTube Edu está disponível aqui