Coleção Primeiros Passos para sua aula

Veja quais livros da coleção "Primeiros Passos" podem ajudar a sua aula de Geografia:

Fonte: http://www.editorabrasiliense.com.br/cat-colecao-primeiros-passos.php

Publicado em 18/03/2019

A famosa coleção de livros “Primeiros Passos” surgiu com o objetivo de introduzir diversos temas da área de humanas para alunos do ensino médio. Com o formato de bolso, vocabulário e preço acessíveis, a coleção foi lançada no final da década de 1970 e atualmente conta com mais de 300 títulos.

Os livros da coleção são uma excelente indicação para seus alunos estudarem algumas temáticas abordadas em sala de aula e darem seus primeiros passos no universo das humanidades. Veja nossas sugestões para a área de Geografia:

O que é Geografia? – Ruy Moreira

“Uma vez se disse que a geografia servia sobretudo para a guerra... Essa afirmação refletiu por muito tempo o pensamento geográfico, mero produto dos conflitos entre os imperialismos europeus ao longo do século XIX. Em oposição a esse pensamento, este livro aposta em uma geografia transformadora, que questiona as relações do homem com a natureza, com o espaço e com o seu semelhante.”

O que é Natureza? - Marcos de Carvalho

Cada sociedade construída pelo homem, ao longo dos séculos, concebeu a natureza à sua maneira, conforme o “espírito da época” e os interesses dominantes. Percorrendo com desembaraço a história das relações entre o homem e o meio ambiente, este livro aborda a questão ecológica de maneira inteligente e original. Um convite estimulante e instrutivo à reflexão sobre um tema sempre atual e necessário.

O que é Nordeste Brasileiro? - Carlos Garcia

“Embora se fale muito sobre o Nordeste, esta ainda é uma região pouco ou quase nada conhecida da maioria dos brasileiros. O primeiro passo para que isso deixe de ser uma verdade é rever equívocos, derrubar mitos e destruir preconceitos. E também denunciar erros clamorosos das sucessivas políticas governamentais, sobretudo a política ingênua de combate às secas, somente agora corrigida para uma política de convivência com a seca. Ao contrário do que muitos pensam, o Nordeste não é uma região que vive às custas do restante do Brasil

O que é Pantanal? Albana Xavier Nogueira

Você sabe qual é o patrimônio nacional definido pelo artigo 225 da Constituição brasileira? Aqui vão algumas dicas: Nesse patrimônio, que é do tamanho de Portugal, Áustria, Bélgica e Holanda juntas, a gente encontra o anu-preto, a macauã, a boca-de-sapo. As pessoas que vivem lá já se acostumaram com a alternância de enchentes violentas e secas prolongadas dos rios, mas ainda acham que dá azar topar com o tamanduá-bandeira. Já deu para perceber que estamos falando do Pantanal, que merece ser tratado de patrimônio nacional pelas suas características ambientais e culturais únicas. Para curtir e preservar tamanha beleza, é preciso conhecê-la.

O que é Questão Agrária? - José Graziano Da Silva

Com uma linguagem simples, José Graziano da Silva aborda aspectos gerais do desenvolvimento da agricultura brasileira recente, mostrando as principais características da questão agrária dos últimos anos e discutindo a retomada da reforma agrária como possível solução para a crise agrícola e agrária. Apresenta, ainda, as diferentes categorias de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, suas reivindicações e sua organização social. 

O que é Cidade? - Raquel Rolnik

Pare, olhe e pense. Esse conjunto de cada, prédios e vias de tráfego, povoado por milhares, às vezes milhões de pessoas, é – como você sabe – uma cidade. E não faz muito tempo que elas existem. As primeiras surgiram a apenas 5.000 anos, nos vales da Mesopotâmia. De lá pra cá, muita coisa mudou... Este livro parte da referência a cidades as mais diversas, para chegar ao que elas têm de mais essencial e comum. Mais do que isso, mergulha nas metrópoles capitalistas, suas origens e contradições. De Babel a Brasília, o lugar onde a gente vive, estuda, trabalha e procura ser feliz.

O que é Capitalismo? –Afrânio Mendes Catani

De modo claro e didático, este livro discute o que é capitalismo a partir das obras clássicas de Karl Marx e Max Weber e de estudos mais recentes. Além de analisar o desenvolvimento e as crises do sistema no âmbito internacional, mostra também como o capitalismo evoluiu no Brasil desde a Colônia até os dias de hoje.

O que é Subdesenvolvimento? - Horácio González

Subdesenvolvimento – palavra comum nos gabinetes políticos, já foi moda e continua a frequentar os bares nos papos informais. Mas qual seria seu significado real? Quais seriam os critérios para classificar um país ou um povo como subdesenvolvido? Não estariam os países ricos utilizando esta categoria como uma arma para seu próprio benefício? Aqui, uma análise das transformações do capitalismo a partir da década de 50 e suas implicações no atual quadro de subdesenvolvimento.

O que são Multinacionais? - Bernardo Kucinski

Gigantes, mais poderosas que os governos, adotam o planeta Terra como mercado. Cortam fronteiras, munidas de capital e tecnologia, espalhando fábricas e produtos pelos continentes, à procura de lucros onde quer que seja. São as multinacionais, sustentáculos do capitalismo - compreendê-las torna-se fundamental para a análise da economia de nossos dias.”

O que é Poluição Química? - Joel Arnaldo Pontin E Sergio Massaro

Lendo este livro, você vai conhecer a poluição causada por agentes químicos; poluição que está no ar, na água, na terra. Vai ficar alerta para diferenciar o que é consequência de uma forma de poluição daquilo que, de fato, é poluição. Vai entender melhor o funcionamento da natureza e as relações do homem em sua sociedade com ela.