6 sites para ler livros digitais gratuitamente

Descubra seis sites de entidades públicas ou privadas e livrarias que colocam milhares de títulos gratuitos à disposição do internauta

Publicado em 11/04/2019

Domínio Público

O portal do governo nacional foi lançado em 2004 com o objetivo de colocar à disposição de todos os brasileiros obras de domínio público. Oferece acesso à obra completa de Machado de Assis, à poesia de Fernando Pessoa e a publicações infantis, por exemplo. Também possui acervo multimídia, como vídeos e músicas. Uma novidade do portal é uma coleção de livros sobre educadores e pensadores da educação como Paulo Freira, Jean Piaget e Heitor Villa-Lobos.

Biblioteca Nacional Digital

Quer ler os títulos da Biblioteca Nacional? Para isso, você não precisa se deslocar até o local, que fica no Rio de Janeiro. Basta navegar no site do acervo digital da biblioteca, e ter acesso às publicações originais cuidadosamente digitalizadas. É possível até mesmo visualizar publicações antigas com suas páginas amareladas e tudo o mais que é inerente de verdadeiras relíquias da cultura brasileira. Imperdível.

Universia

A rede de colaboração universitária ibero-americana Universia disponibiliza centenas de livros gratuitamente com o objetivo de contribuir para o conhecimento de universitários dos 23 países que fazem parte da rede. O Universia Livros tem publicações on-line de clássicos da literatura brasileira e mundial, além de livros publicados pelas editoras das universidades participantes. Entre os downloads mais populares, estão Os Miseráveis, de Victor Hugo e Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

Livraria Cultura

A loja on-line da Livraria Cultura possui milhares de títulos gratuitos disponíveis para qualquer pessoa. O Pequeno Livro de Hai-Kais do Menino Maluquinho, de Ziraldo, Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões, O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, são alguns títulos que podem ser encontrados no site. Para usufruir dos livros gratuitos, é preciso fazer um cadastro no site e fazer o download da publicação. Os e-books da livraria foram feitos para o e-reader da Livraria Cultura, o Kobo, mas os títulos também podem ser lidos no computador, no tablet ou no smartphone bastando para isso fazer o download do aplicativo correto para a sua plataforma (Mac, PC, Android, iOS, BlackBerry). 

Livraria Saraiva 

O acervo da Livraria Saraiva possui centenas de títulos interessantes que podem ser baixados gratuitamente pelo site. Exemplos são clássicos como os Poemas de Fernando Pessoa, de Fernando Pessoa, Os Sertões, de Euclides da Cunha, O Cortiço, de Aluísio Azevedo, A Metamorfose, de Franz Kafka, biografias de atores como Fernanda Montenegro, entre outros títulos. A Saraiva também possui um e-reader próprio, chamado Lev, mas a loja também permite que os seus títulos possam ser lidos do computador ou dispositivo móvel baixando o aplicativo SaraivaReader.

Amazon 

A gigante internacional tem loja virtual no Brasil e também disponibiliza milhares de títulos em português ou inglês para ler gratuitamente do computador ou dispositivo móvel. Não é preciso ter seu e-reader, o Kindle, para usufruir dos livros adquiridos na loja – basta fazer o download do aplicativo da Kindle no seu computador, tablet ou smartphone e começar a ler. Os títulos gratuitos vão desde as publicações de domínio público até romances e autoajuda.