Conheça o Atlas da Justiça Ambiental

O que é Justiça Ambiental? Quais são os conflitos sócioambientais no mundo? Confira:

Publicado em 09/03/2020

O Atlas da Justiça Ambiental (EJ Atlas) é um esforço coletivo de apresentar as diferentes ameaças e danos socioambientais contra as comunidades e os territórios. O objetivo do Atlas é documentar e mapear os conflitos sócio-ambientais espalhados pelo mundo de maneira participativa.

O Atlas tenta servir como um espaço virtual para obter informações, encontrar outros grupos trabalhando em questões relacionadas com a “justiça ambiental” e aumentar a visibilidade de conflitos ambientais.

A noção de “justiça ambiental” decorre da constatação de que a crescente escassez de recursos naturais e de que a desestabilização dos ecossistemas afetam de modo desigual, e muitas vezes injusto, diferentes grupos sociais ou áreas geográficas. Ela envolve múltiplas estratégias de ação e permanente capacidade criativa entre movimentos sociais, ativistas e pesquisadores de diferentes áreas.

O banco de dados do atlas organiza as informações sobre os conflitos sócio-ambientais em 10 categorias: questão nuclear; extração mineral; gestão de resíduos; biomassa e conflitos sócio-ambientais; combustíveis fósseis e justiça climática / energética; gestão hídrica; infraestrutura e ambiente construído; turismo; conflitos de conservação da biodiversidade; conflitos industriais e serviços públicos.

O mapa é um recurso valioso de ensino sobre questões sociais e ambientais. Professores, ativistas, acadêmicos e cidadãos encontrarão a possibilidade de diversos usos no banco de dados que ajudarão a aprender mais sobre os conflitos muitas vezes invisíveis que estão ocorrendo em diferentes localidades no mundo.

clique aqui para acessar o mapa