Descubra a biodiversidade do mundo!

BiomeViewer foi projetado para mostrar padrões regionais no clima, vegetação e vida selvagem. Com este aplicativo você pode facilmente ver os principais biomas da Terra, analisar seus recursos, encontrar o bioma da sua cidade, explorar o impacto das atividades humanas, visitar os biomas do mundo todo e compará-los.

Fonte: https://www.hhmi.org/biointeractive/biomeviewer

Publicado em 17/05/2018

De acordo com Coutinho (2005), podemos definir um bioma como uma área do espaço geográfico, com dimensões até superiores a um milhão de quilômetros quadrados, representada por um tipo semelhante de ambiente, identificado e classificado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (formação de vegetação), o solo e a altitude, sendo os principais elementos que caracterizam os diversos ambientes continentais.

A distribuição dos biomas pelo mundo é fortemente influenciada pelo clima. No aplicativo BiomeViewer (clique aqui para acessar) você pode explorar com seus alunos os dados climáticos em escala global, com base na temperatura terrestre e precipitação coletadas em estações climáticas do mundo todo entre os anos 1950 e 2000.

A distribuição do bioma também é influenciada pelos organismos e suas interações com o meio ambiente. Por exemplo, a atividade de herbívoros na África pode mudar o equilíbrio da floresta em uma savana ou uma pastagem. A atividade humana também pode afetar substancialmente a natureza dos biomas. Os mapas de biomas no BiomeViewer também apresentam os ecossistemas naturais que seriam esperados na ausência de atividade humana na Terra.

Para ilustrar como os humanos impactam os ecossistemas naturais, o aplicativo inclui uma camada que exibe “biomas antropogênicos”, que representam o grau de alteração humana dos ecossistemas naturais ao longo do tempo. Esses mapas modelam o impacto das populações com base em dados históricos e atuais sobre o uso da terra e do censo. Os dados são específicos do país, o que explica por que às vezes você pode detectar limites de países nos mapas históricos.

Os dados sobre a vida selvagem no BiomeViewer são baseados na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da International Union for the Conservation of Nature (IUCN), que rastreia a ameaça global de extinção de espécies. A lista inclui dados espaciais para cerca de 50.000 espécies. Isso parece muito, mas é uma pequena fração de milhões de espécies de animais, plantas e outros organismos que existem hoje. As espécies no BiomeViewer incluem apenas os mamíferos, répteis e anfíbios para os quais existem dados espaciais de cerca de 16.000 espécies. Quando um animal é listado nos dados espaciais, isso significa que ele pode ser encontrado naquela rede de 70 km por 70 km.

O BiomeViewer é uma ferramenta de aprendizado interativo que pode ser usada em sala de aula de várias maneiras. Professores e alunos podem explorar dados e brincar com os diferentes recursos. Alguns usos sugeridos em sala de aula são:

Investigar os biomas

Com mais de 50 descrições de biomas ao redor do mundo, o BiomeViewer é uma fonte rica para os estudantes explorarem e relatarem biomas, além daqueles com os quais possam estar familiarizados. Peça aos alunos que selecionem um ou mais biomas, que os descrevam e informem sobre o clima e a biodiversidade. Eles também podem usar o aplicativo como ponto de partida para pesquisas adicionais sobre alguns aspectos desse bioma e / ou sua vida selvagem. Por exemplo, sugira aos alunos que relatem um animal daquele bioma que nunca ouviram falar antes.

Compare os biomas

Proponha aos alunos que usem o recurso “compare” para analisar semelhanças e diferenças entre os biomas. Eles podem identificar semelhanças entre dados climáticos, biodiversidade, tamanho e localização geográfica.

Identifique os fatores que determinam os biomas

Recomende aos alunos que comparem dois biomas que ocorrem na mesma latitude. Apresente uma pergunta sobre a razão de os dois biomas terem climas diferentes. Trabalhe a desconstrução de ideias, por exemplo, a de que apenas a latitude determina o clima. Peça aos alunos que comparem duas regiões do mundo que tenham o mesmo bioma. Proponha que explorem e expliquem quais fatores podem explicar dois lugares com o mesmo bioma.

Iniciação cartográfica

Os climatogramas fornecidos pelo BiomeViewer oferecem uma oportunidade para os alunos interpretarem gráficos com múltiplos eixos y. Os alunos também podem trabalhar diretamente com os dados baixando os relatórios de biomas das respectivas páginas de descrição. Por exemplo, após o download dos dados, eles podem recriar os gráficos usando eixos diferentes ou plotar os dados de vários biomas em um conjunto de eixos.

Voltar
>