Mapa Global de Mudanças Climáticas

Você esta procurando mapas sobre como as mudanças climáticas estão alterando nosso planeta? Confira esse site da NASA em nossa página:

Fonte: (https://earthobservatory.nasa.gov/GlobalMaps/

Publicado em 03/09/2018

A NASA com base em satélites de sensoriamento remoto produziu um conjunto de mapas que mostram uma visão do que está acontecendo em nosso planeta com as mudanças climáticas. Com base em dados sobre a emissão de aerossóis, analisou cobertura de neve e a temperatura da superfície terrestre para que possamos entender como nosso planeta funciona em relação as mudanças climáticas.

No total são 16 mapas que você pode utilizar em sala de aula para apresentar o que está acontecendo com o nosso planeta e explorar a mudança climática da Terra de mês a mês. Veja algumas temáticas que os mapas abordam:

  • Quantidade de partículas de aerossol de origem natural e origem humana no mundo

As partículas de aerossol de origem natural (como o pó soprado pelo vento) tendem a ter um raio maior do que os aerossóis produzidos pelo ser humano, como a poluição por partículas. Esses mapas de cores falsas mostram onde há aerossóis naturais, poluição humana ou uma mistura de ambos em uma base mensal.

  • Quantidade de Monóxido de Carbono no Mundo

O monóxido de carbono é incolor, inodoro e venenoso, sendo um dos seis principais poluentes atmosféricos. Quando combustíveis são baseados em carbono, como carvão, madeira e petróleo, queimam de forma incompleta ou ineficiente, eles produzem monóxido de carbono. O gás é espalhado por ventos e padrões de circulação em toda a atmosfera inferior (chamada de troposfera). Estes mapas mostram médias mensais de concentrações globais de monóxido de carbono troposférico a uma altitude de cerca de 12.000 pés.

  • Mapa da Vegetação no Mundo

Os satélites observam padrões de vegetação em escala global que os cientistas usam para estudar as mudanças no crescimento das plantas como resultado das mudanças climáticas e ambientais, bem como da atividade humana. A fotossíntese desempenha um papel importante na remoção de dióxido de carbono da atmosfera e seu armazenamento em madeira e solos, então mapear a vegetação é uma parte fundamental do estudo do ciclo do carbono. Agricultores e gerentes de recursos também usam mapas de vegetação baseados em satélite para ajudá-los a monitorar a saúde de nossas florestas e plantações. Nesses mapas, a vegetação é representada como uma escala ou índice de intensidade da cor verde.

  • Mapa de Temperatura dos Oceanos

As temperaturas da superfície do mar têm uma grande influência no clima e no clima. Por exemplo, a cada 3 a 7 anos, uma ampla faixa do Oceano Pacífico ao longo do equador aquece de 2 a 3 graus Celsius. Esse aquecimento é uma característica do fenômeno climático El Niño, que modifica os padrões de chuvas em outras partes do mundo, como chuvas fortes no sul dos Estados Unidos e seca severa na Austrália, Indonésia e sul da Ásia. Em menor escala, as temperaturas oceânicas influenciam o desenvolvimento de ciclones tropicais (furacões e tufões), que extraem energia das águas quentes do oceano para se formar e se intensificar. Esses mapas de temperatura da superfície do mar baseiam-se em observações do espectrorradiômetro de resolução moderada (MODIS) no satélite Aqua da NASA.

Voltar
>