O verdadeiro tamanho dos países

Veja o tamanho verdadeiro dos países utilizando um aplicativo em sala de aula que pode ajudar seus alunos entenderem as diferenças entre as representações cartográficas e o mundo real

Fonte: https://thetruesize.com/

Publicado em 27/03/2018

Muitas vezes quando olhamos um mapa, acreditamos que os tamanhos dos países neles representados são seus tamanhos verdadeiros. Porém, a “representação cartográfica” pode nos enganar.

Isso ocorre porque é difícil representar nosso mundo esférico em um pedaço de papel. Para isso, geógrafos e cartógrafos utilizam as projeções cartográficas para transformar algo que é tridimensional, que é a Terra, em algo que é bidimensional: o mapa. Talvez a mais popular das projeções cartográficas seja a projeção de Mercator.

Todos os mapas apresentam distorções e cada tipo de projeção apresenta seu conjunto particular de problemas. Uma das críticas mais comuns à projeção de Mercator, é o aumento exagerado do tamanho de alguns países e continentes próximo aos polos, como por exemplo: Estados Unidos, Rússia e a Europa, e ao mesmo tempo em que minimiza o tamanho dos países próximos a linha do Equador, como exemplo o continente africano. Podemos observar também essa distorção quando comparamos a Groenlândia com a África. Eles aparentam ter o mesmo tamanho na representação de Mercator, porém isso é incorreto. Na realidade a Groenlândia tem 2.166.000 km², e a África apresenta aproximadamente 15 vezes o tamanho da Groenlândia com 30.370.000 km².

A projeção de Mercator é um mapa muito utilizado nas navegações, e para isso, mantem a forma correta dos países ao mesmo tempo que sacrifica o seu tamanho real. Devemos lembrar também que essa projeção auxiliou atitudes imperialistas europeias há séculos e criou uma tendência étnica contra os países do sul do mundo.

O aplicativo “The True Size Of...” é um aplicativo interativo na internet que mostra o tamanho preciso dos países. Podemos selecioná-los e comparar o tamanho real entre eles em um mapa. Foi criado por James Talmage e Damon Maneice, inspirados em um infográfico que mostra o verdadeiro tamanho da África, comparado-o com outros países e continentes (http://kai.sub.blue/images/True-Size-of-Africa-kk-v3.pdf).

O “The True Size Of...” pode ser uma ferramenta digital extremamente preciosa para utilizar quando estamos explicando os diferentes tipos de projeções cartográficas. Muitas vezes, quando estamos apresentando essa matéria em sala, ela pode parecer abstrata para nossos alunos. Porém, essa ferramenta foi criada voltada para ajudar os dissentes a desmitificar as projeções cartográficas e compreenderem o quanto nosso mundo na realidade, é grande.

 

 

Voltar
>