Plataforma mostra os usos da terra no Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) traz uma importante plataforma que pode ser utilizada em sala de aula como uma ferramenta didática para explicar aos seus alunos a variedade de usos da terra no território brasileiro durantes os anos de 2000 a 2014.

Fonte: #ibge #mapausodesolos #geografia #saladeaula

Publicado em 13/03/2018

Para entender o uso da terra devemos levar em consideração que o espaço geográfico não é um dado homogêneo e os territórios que o compõe são ocupados com diversas atividades. Os usos da terra podem ser definidos como a forma pelo qual os diferentes territórios são ocupados pelos indivíduos. As distintas práticas realizadas no espaço podem ter consequências como impactos no ecossistema e nos recursos naturais.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) traz uma importante plataforma (clique aqui para acessar o link) que pode ser utilizada em sala de aula como uma ferramenta didática para explicar aos seus alunos a variedade de usos da terra no território brasileiro.

Com base em dados cartográficos, informações obtidas por satélites e pesquisas de campo realizadas a cada dois anos, o “Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra no Brasil” é uma plataforma online que permite observar através de um mapa a cobertura e uso da terra entre os anos de 2000 a 2014.

Para você analisar o mapa basta clicar em “Mudança da Cobertura e Uso da Terra” e depois em “Brasil”. Feito isso, irá aparecer um texto explicativo apresentando como foi feito o estudo e a evolução da cobertura e uso da terra no país.  Você também pode adicionar temas em variadas bases cartográficas, como analisar o uso da cobertura e da terra no estado do Piauí, por exemplo, utilizando a base cartográfica de biomas.

Com esta plataforma o IBGE permite você trabalhar com os alunos a evolução espaço-temporal do território brasileiro. Analisar os diferentes usos da terra pode contribuir para o entendimento da relação sociedade-natureza.

Voltar
>