Conheça o Atlas da Expansão Urbana

Publicado em 23/07/2019

Coleção Geografia Espaço e Vivência Volume 7 - unidade III: “O campo e as cidades no Brasil, capitulo 8 sobre “As cidades no Brasil”.

Coleção Geografia Espaço e identidade - unidade 7: “Espaço geográfico brasileiro”, capítulo 26 com o tema “Urbanização Brasileira”.

 

O Atlas da Expansão Urbana é uma plataforma digital de acesso aberto que começou a ser desenvolvida em 2012 a partir de uma parceria entre a Universidade de Nova York, a ONU-Habitat e o Instituto Lincoln de Políticas do Solo com o objetivo de implementar a Nova Agenda Urbana.

O site contém mapas, imagens de satélites e dados qualitativos e quantitativos sobre as transformações espaciais e do crescimento de 200 cidades do mundo. Dentre estas cidades, 8 são brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Ilhéus, Jequié, Palmas, Ribeirão Preto e São Paulo.

O Atlas fornece os seguintes dados: o crescimento da população; extensão urbana; densidade (número de habitantes por hectare) e áreas adicionadas à extensão das cidades desde o século XX até os anos 2000. No site da plataforma é possível encontrar também informações sobre o desenvolvimento das estradas, vias arteriais e aglomerados residenciais.

A plataforma também contém vídeos didáticos relativos a expansão urbana de 30 cidades, entre o ano de 1800 e até 2010, criados a partir de imagens de satélites atuais e mapas históricos.

*O Atlas se encontra em inglês.

Voltar
>