Categorias
Cinerama

10 documentários sobre geopolítica e atualidades

Em qual conteúdo trabalhar?

– Coleção Geografia Espaço e Vivência Volume 8: Unidade II, capítulo 4 – “Espaço, poder e territórios nacionais” e capítulo 12 – “América Latina: influências externas e projetos de integração”.

– Coleção Geografia Espaço e Vivência Volume 9: Unidade I: capítulo 3 com a temática sobre “Os fluxos populacionais.

– Coleção Geografia Espaço e identidade: Unidade 11 – Desigualdades, conflitos e tensões no mundo contemporâneo, capitulo 38 – Conflito– e tensões no mundo globalizado

1 – Venezuela: a obscura causa (2017)

O documentário produzido pelo jornalista colombiano Hernando Calvo Ospina, apresenta a situação geopolítica da Venezuela na relação com imperialismo norte-americano. Baseado em entrevistas com estudiosos venezuelanos que, em linguagem simples e didática, nos contam uma história que a grande imprensa insiste em esconder ou distorcer.

Duração: 38 min.

2 –  Human Flow – Não Existe Lar se Não Há para Onde Ir (2017)

Ao longo de um ano, o diretor Ai Weiwei acompanhou crises de refugiados em 23 países, incluindo França, Grécia, Alemanha, Iraque, Afeganistão, México, Turquia, Bangladesh e Quênia. Ele retrata as causas que levam milhões de pessoas a abandonarem seus países de origem, como a guerra, a miséria e a perseguição política, refletindo sobre as dificuldades encontradas na busca por uma vida melhor.

Duração: 2h e 20 min

3 – Promessas de Um Novo Mundo (2001)

Em vez de se concentrar nos acontecimentos políticos, este documentário retrata os conflitos no Oriente Médio sob a perspectiva de sete crianças palestinas e israelenses que vivem em Jerusalém.

Duração: 1h 46 min

4 – Fogo no Mar (2016)

A vida na ilha italiana de Lampedusa. O local virou manchete mundial nos últimos anos por ser a porta de entrada de centenas de imigrantes refugiados de seus países de origem, principalmente da África e do Oriente Médio.

Duração: 1h 54m

5 – Citizenfour (2014)

Depois de receber e-mails com mensagens criptografadas sobre o programa de vigilância ilegal da NSA, a cineasta Laura Poitras e o repórter Glenn Greewald vão a Hong Kong conhecer o remetente: Edward Snowden.

6 –  Fascismo S/A (2014)

Fascism Inc. (ou Fascismo S/A) é um documentário independente sobre a verdadeira história do fascismo europeu, abordando a ascensão do neo-fascismo na Grécia e na Europa e o papel das elites econômicas e do capitalismo nesse contexto. Vamos viajar de Itália de Mussolini à Grécia sob a ocupação nazista, a guerra civil e a ditadura; e da Alemanha de Hitler ao moderno fascismo europeu e grego.

Duração: 83 minutos

7 – Duas Catalunhas (2018)

Parlamentares e ativistas com visões conflitantes falam sobre a complexidade da política da Catalunha e da luta para tornar a região independente da Espanha.

Duração: 1h 56 min

https://youtube.com/watch?v=Aj7alpBoccA

8 –  A Praça Tahrir (2013)

Um documentário original do Netflix, “The Square” é uma crônica profundamente humana do movimento de protesto egípcio da derrubada do líder militar Hosni Mubarak em 2011, por meio da destituição de Mohammed Morsi em 2013.

Duração: 1h e 45 min

9 – Últimos Homens em Aleppo (2017)

Indicado ao Oscar de melhor documentário na edição de 2018, o filme-documentário sírio-dinamarquês retrata os chamados “Capacetes Brancos”, soldados voluntários que trabalham em zonas de guerra resgatando e salvando vidas de sobreviventes. O filme apresenta a situação insustentável em Aleppo, cidade Síria mais afetada pelos ataques do Estado Islâmico. Acompanhe uma equipe de resgate e entenda como funciona seu trabalho e como eles lidam com o risco constante de morte.

Duração: 90 min.

10 – O Estado Islâmico (2018)

Numa aventura sem precedentes, a VICE News conseguiu aceder de forma exclusiva ao califado do auto-proclamado Estado Islâmico. O jornalista e realizador Medyan Dairieh passou três semanas a gravar na antiga cidade síria de Raqqa, onde assistiu na primeira pessoa à forma como os jihadistas europeus juram lealdade ao ISIS, à lavagem cerebral a que as crianças, são submetidas, o surgimento de uma nova polícia e a instauração de tribunais e prisões. Em Raqqa, Dairieh registou ainda os movimentos das patrulhas de rua e conheceu prisioneiros e combatentes. Um retrato único da dureza com que o ISIS impõe as suas leis sobre as suas novas populações e da magnitude da infra-estrutura que criou, construindo fábricas de pão, transformando igrejas em mesquitas e controlando as importações e exportações da cidade.

Duração: 42 min / Legendas em Ingles.*