5 Roda Vivas sobre Geografia

Por Artur Boligian Neto

Fonte: tvcultura.com.br/programas/rodaviva/

Publicado em 02/04/2018

O Roda Viva é um programa de entrevistas brasileiro transmitido pela Tv Cultura e atualmente é apresentado pelo jornalista Augusto Nunes. O programa não segue um perfil definido de entrevistados, tendo como convidados escritores, esportistas, músicos, filósofos e inclusive geógrafos. É um espaço plural para apresentação de ideias, conceitos e análise sobre um diversas temáticas.

Um ambiente raro na programação da televisão brasileira, e que acreditamos que seja de grande importância para o aperfeiçoamento profissional de educadores. Nesse sentido, indicamos para você 5 debates que têm como temática, discussões centrais da ciência geográfica, como: globalização, questão agrária e ambiental, mudanças climáticas.

Roda viva – Milton Santos (31/03/1997)

Um dos maiores geógrafos brasileiros, Milton Santos (1926-2001) apresenta suas ideias e conceitos sobre globalização e o papel do intelectual na política nacional.

Roda Viva – Aziz Ab’Saber (08/06/1992)

O geógrafo, professor e pesquisador ligado à USP, Aziz Nacib Ab’Saber (1924-2012) fala sobre as principais discussões da ECO 92: biodiversidade e possíveis fontes renováveis de energia.

Roda Viva – Mudanças Climáticas (17/12/2015)

O programa discute o aquecimento global e as medidas em pauta na Conferência do Clima de Paris (COP-21). A exibição foi feita no formato de debate, portanto sem entrevistado.

Roda Viva – Transposição Rio São Francisco (10/10/2015)

Na roda, posições contra e a favor do projeto deslocamento de parte das águas do rio São Francisco, numa discussão acirrada.

Roda Viva – José de Souza Martins (07/05/2001)

Estudioso das relações de poder e da questão agrária no Brasil, dos movimentos sociais, dos conflitos e das contradições da sociedade brasileira, José de Souza Martins é autor de uma obra sociológica importante, seu pensamento tem dado nova perspectiva ao debate sobre a nossa realidade social. Neste Roda Viva, como debatedores participam o geógrafos estudiosos da questão agrária: Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP) e Bernardo Mançano Fernandes (UNESP).

 

Voltar
>