Amazônia – Um universo para se conhecer

Quer descobrir a Amazônia com seus alunos e discutir valores ecológicos e ambientais em sala de aula? Confira a indicação da semana:

Publicado em 02/04/2019

Por que assistir?

Filmado em regiões exploradas por poucas pessoas, o diretor francês Thierry Ragobert e sua equipe levaram dois anos de pesquisas cientificas para capturar o fantástico cenário da floresta amazônica e a infinidade de espécies que lá habitam.

Após um acidente de avião, um macaco-prego nascido e criado em cativeiro, encontra-se sozinho e perdido na imensidão da selva amazônica. Despreparado, o macaco chamado Saï, sente-se desamparado com essa repentina liberdade, enfrentando um novo mundo na imensa vegetação amazônica.

Saï, é obrigado a conhecer o seu habitat ancestral, que apresenta um conjunto totalmente novo de desafios. O animal atravessa durante sua jornada todos os esplendores e perigos desse vasto ecossistema, e deve rapidamente aprender a se reajustar nele. Apesar das belezas com que cruza  no caminho, a única chance de sobrevivência de Saï é procurar sua própria espécie e juntar-se com comunidade de macacos-pregos.

O objetivo do filme é apresentar a magnifica floresta amazônica por um animal. Para isso, o produtor Stéphane Millière teve a ideia de apresentá-la através de uma perspectiva deste universo. Assim nasceu o personagem principal, o macaco-prego, Saï.

Vale a pena assistir em aula?

O filme é um documentário ficcional que leva o espectador a refletir sobre valores ecológicos e ambientais. “Amazonia” tece uma crítica ao antropocentrismo, essa espécie de egoísmo que se manifesta na espécie humana e causa impactos negativos em todo o ecossistema.

A narrativa é pautada em uma história de drama e superação de desafios. "Amazônia" é um filme para todas as idades, uma ode à maravilha e a diversidade da floresta amazônica com cenas totalmente únicas e belas. Crianças e adultos serão devidamente encantados com a história desse primata.

O filme conta com aproximadamente 1h e 30 e pode ser apresentado para o ensino fundamental de maneira interdisciplinar com as disciplinas de ciências e geografia. 

Voltar
>