Documentários sobre problemas das cidades

Está procurando curtas e documentários para entender os problemas atuais das cidades? As temáticas que sugerimos são: mobilidade urbana, crise habitacional, planejamento urbano e especulação imobiliária. Confira:

Publicado em 11/09/2018

Mobilidade Urbana

Perrengue – O desafio da mobilidade no Brasil (2013)

Direção: Murilo Azevedo

Duração: 25 minutos

O documentário com base no retrato do cotidiano de quatro trabalhadores que perdem de 3 a 5 horas do seu dia no deslocamento para o trabalho. Discute a formação da metrópole e a crise da mobilidade urbana no planejamento das grandes cidades.

 

Por uma vida sem catracas, MPL | SP - Filme completo (2014)

Direção: Carlos Pronzato

Duração: 40 minutos

O que é o Movimento Passe Livre? Você já pensou em discutir em sala de aula a possibilidade de uma cidade onde todos possam se deslocar gratuitamente garantido o direito de ir e vir? Conheça um pouco do papel desse movimento social urbano e as suas reivindicações, como o projeto “tarifa zero”, por intermédio de entrevistas com integrantes do MPL, pesquisadores e intelectuais dedicados a temática de mobilidade urbana. Esse documentário também pode ser discutido em sala de aula com professores de outras disciplinas, como sociologia e história.

 

 

Crise Habitacional

Ocupados (2016)

​Diretor: Eduardo Neco

Duração: 1 hora e 18 minutos

O documentário é o retrato da trajetória de luta e rotina do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) na ocupação Dona Deda que chegou a ter 400 famílias cadastradas, localizada na cidade de São Paulo. O filme expõe imagens desde a montagem e a organização do acampamento até as manifestações dos sem-teto. É um documentário importante para se debater em sala de aula para os alunos compreenderem como e porque ocorrem ocupações na cidade.

 

Morro da Providência #Entresembater (2012)

Direção: Coletivo Entre Sem Bater

Duração: 9 minutos

O projeto #entresembater propõe-se a refletir e gerar um debate sobre o direito à cidade e à moradia, tendo em vista as possibilidades de ocupação territorial, documentando quatro situações emblemáticas no atual contexto da cidade do Rio do Janeiro.

 

Planejamento Urbano

Brasília: Contradições de uma Cidade Nova (1967)

Direção: Joaquim Pedro de Andrade

Duração: 22 minutos

Imagens de Brasília em seu sexto ano e entrevistas com diferentes categorias de habitantes da capital. Uma pergunta permeia o documentário: uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?

;

 

A escala humana (2014)

Direção: Andreas Dalsgaard, Simon Lereng Wilmont

Duração: 56 minutos

Em pleno século XXI, cerca de 50% da população mundial vive em áreas urbanas, e este número vai subir para 80% em 2050. O documentário dirigido por Andreas Dalsgaard reúne depoimentos de pensadores, arquitetos e urbanistas sobre a vida moderna, questionando o que acontece quando as pessoas tornam-se o centro do nosso planejamento.

 

Especulação Imobiliária

Ponto de Vista (2015)

Direção: INGRID MABELLE

Duração: 30 minutos

A partir de dez pontos de vista diferentes este documentário discute, entre outras coisas, como a dinâmica de alteração do espaço geográfico pode garantir que os moradores do entorno do Elevado Costa e Silva (atualmente denominado Elevado Presidente João Goulart) não sofram com o processo de gentrificação, que é a substituição de moradores mais pobres por outros com maior poder aquisitivo.

 

Recife, cidade roubada (2014)

Direção: Ernesto de Carvalho, Leon Sampaio, Luis Henrique Leal, Marcelo Pedroso e Pedro Severien

Duração: 13:38

O Movimento Ocupe Estelita apresenta o vídeo “Recife, cidade roubada”. Mais uma contribuição para demonstrar a ingerência do capital imobiliário na política urbana e a urgente necessidade de cancelamento do Projeto Novo Recife, um empreendimento amplamente prejudicial à saúde da cidade.

Voltar
>