Filmes sobre a relação sociedade-natureza

Quer conhecer documentários no Netflix que refletem sobre a relação entre a sociedade-natureza? Confira:

Publicado em 29/07/2019

Hoje não é mais possível dizer que ainda existe natureza intacta, ou que não tenha sofrido impacto causado pela ação dos seres humanos. Tudo que a natureza-primeira (sem contato nenhum do sociedade) havia de intacto, atualmente com os avanços técnicos e produtivos da sociedade industrial, não se pode mais retomar a esse ponto de origem.

Por esse caminho, a equipe Geonauta garimpou documentários de “cinema ambiental” na plataforma streaming do site Netflix, que abordam os impactos na natureza pelo desenvolvimento da sociedade.  Destacamos o seu uso em sala de aula, pois os filmes possuem potencialidades para sensibilizar os seus alunos sobre a complexa questão ambiental no mundo atual.

1 – Terra (2015)

O documentário Terra conta a história da vida. Dos primeiros líquens às florestas gigantescas, dos macacos da selva aos grandes animais míticos da savana. Em apenas 10 mil anos, a vida foi profundamente interrompida pela tremenda ascensão da humanidade. A sociedade encontra-se cada vez mais sozinha na Terra. O que ainda vemos do mundo vivo ao nosso redor? Como as relações evoluíram?

O documentário é uma jornada na história dos seres vivos em busca do animal que está em nós. Terra, não é um documentário de animais nem um filme de investigação ativista, é um ensaio, no sentido literário do termo, sobre a espécie humana e sua relação com os vivos.

Diretor: Yann Arthus-Bertrand, Michael Pitiot

Narradora: Vanessa Paradis

Duração: 1h 38 min.

2 – Cowspiracy: The Sustainability Secret (2014)

Cowspiracy é um documentário que explora o impacto da pecuária no meio ambiente e questiona as posições das associações ambientais sobre o tema. Os grupos ambientais entrevistados no filme incluem o Greenpeace, o Sierra Club, a Surfrider Foundation, a Rainforest Action Network e muitos outros.

Diretores: Kip Andersen e Keegan Kuhn

Duração: 1h 30 min.

3 – Primeiro contato: tribo perdida da Amazônia (2016)

Um antropólogo adentra na Amazônia para investigar o aparecimento da tribo isolada dos “Sapanawa”. O documentário mostra a situação do grupo de índios brasileiros que fogem de uma série de massacres em que muitos membros de suas famílias haviam sido assassinados por madeireiros ilegais e traficantes de drogas que atuam com impunidade na região por décadas, especialmente do lado peruano da fronteira.

Diretor: Robert Lindsay

Duração: 49 minutos.

4 – Mission Blue (2014)

O documentário retrata a campanha da oceanógrafa e bióloga marinha Sylvia Earle para salvar os oceanos do mundo de várias ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos. Mission Blue também embarca em expedições oceânicas que ajudam a mostrar como esses ecossistemas vitais para a reprodução da vida na Terra necessitam de apoio.

Diretores: Fisher Stevens, Robert Nixon

Duração: 1h 36 min.

Voltar
>