Como levantar a bandeira da mudança dentro de uma escola?

Como ajudar o professor a mudar sua prática docente, de forma a tornar suas aulas menos expositivas e adotar uma postura mediadora no processo de aprendizagem do aluno? Talvez esse seja um dos dilemas que muitas escolas vivem!

Por Marcia Braghini Deus Deu

Publicado em 26/08/2019

Cada vez mais ouvimos falar em metodologias ativas, aluno como protagonista, desenvolvimento de competências e habilidades… tudo para que a aprendizagem do aluno tenha um maior significado. No entanto, ainda ouvimos muitos gestores falarem que, por mais oficinas e estudos que promovam, parece difícil para o professor mudar sua prática em sala de aula.

Quando resolvi implantar uma nova metodologia e rotina escolar, de maneira a tornar a aprendizagem do aluno mais significativa e colocá-lo no centro do processo, busquei entender sobre o que leva o professor a “não abraçar” um trabalho com projetos, por exemplo. Ou, por que um professor tem dificuldades em planejar atividades interdisciplinares? Ou ainda, por que o professor fala em mudar, mas não consegue colocar novas práticas em sua rotina?

Clique aqui para ler a matéria na íntegra

Voltar
>