O primeiro mapa em que aparece a América

Você já viu o primeiro mapa em que aparece a América? Conheça o mapa de Juan de La Cosa, feito aproximadamente no ano de 1500. Confira:

Publicado em 09/07/2019

O primeiro mapa conhecido, em que a América aparece representada, foi elaborado pelo explorador e cartógrafo espanhol Juan de La Cosa em torno do ano de 1500. O mapa foi elaborado a partir do resultado das explorações feitas por Cristovão Colombo em suas viagens.

O mapa é, sem dúvida, a representação mais antiga do continente americano ainda preservado, onde as terras descobertas até o final do século XV por expedições espanholas e portuguesas para a América aparecem representadas. Ele também mostra grande parte do “Velho Mundo”, de acordo com o estilo típico dos portulanos (cartas náuticas) medievais, incluindo notícias da recente chegada de Vasco da Gama na Índia em 1498.

Do ponto de vista cartográfico, a origem do mapa corresponde a uma carta náutica. A linha costeira dos continentes aparece bastante definida. Todos os acidentes litorâneos, como as baías, os cabos ou os golfos, estão representados. Além disso, o litoral é repleto de toponímias de lugares correspondentes às cidades e portos. Eles são escritos em preto ou vermelho, reservando esta última cor para facilitar a localização dos lugares mais importantes.

A rica coloração feita com tintas e aquarelas indica que o mapa foi encomendado por algum membro poderoso da corte dos Reis Católicos de Espanha. Alguns historiadores duvidam da autenticidade do mapa, que é preservado no Museu Naval de Madri. Em todo caso, esse mapa é o melhor exemplo do final do século XV e início do século XVI, representando o resultado das descobertas na época, o que faz dele o mapa mais estudado desse período.

Voltar
>