A geografia das 500 maiores empresas globais

Mapa e gráficos mostram quais eram e onde estavam as maiores empresas globais no ano de 2016.

Publicado em 19/03/2018

A cada ano, a revista americana de negócios Fortune Magazine publica a lista das 500 maiores empresas do mundo, ranqueada com base nas receitas geradas por essas companhias.

Você deve estar se perguntando, quais são os países que sediam as principais empresas globais?  Dos 193 países que existem no mundo, apenas 33 possuem pelo menos uma empresa global. Os 10 países com mais empresas globais representam 83% do número total delas (500). Os Estados Unidos lideram essa lista com mais de um quarto de todas as empresas, no total de 134. O segundo lugar na lista é a China, com 103 empresas globais, e em seguida vem o Japão com 52.

Também podemos analisar os dados através da distribuição das empresas por cidades. Existem 226 cidades no mundo todo que sediam uma empresa global daquele total de 500. A cidade com mais empresas globais é a capital da China, Pequim, com 57 empresas. Em segundo lugar vem Tóquio com 37 e depois Nova York, Londres e Paris, empatadas em terceiro lugar com 17 empresas cada uma.

A tabela abaixo mostra as 10 empresas que obtiveram as maiores receitas no ano de 2016 (em milhões de dólares, ou seja, multiplica-se o valor da tabela por 1 milhão).

Os mapas, gráficos e tabelas disponíveis na revista Fortune são muito didáticos para ajudar os alunos entenderem o atual período da globalização, a partir da distribuição geográfica das grandes empresas multinacionais em países e cidades do mundo.

Para acessar o mapa

http://fortune.com/global500/visualizations/

http://fortune.com/global500

 

 

Voltar
>