5 músicas infantis para tocar na sala de aula

Conheça cinco belas obras musicais e artistas para trabalhar o desenvolvimento musical de alunos do Ensino Fundamental

Publicado em 11/03/2019

1 - Vinicius de Morais e Toquinho - Arca de Noé

Iniciamos nossa lista com um clássico da MPB - Em forma de coletânea nosso saudoso poetinha, em parceria com Toquinho (união que já nos brindou com a belíssima canção “Aquarela”), trouxe grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Alceu Valença e Marina Lima. Ganhou uma nova versão em 2013 com nomes no quilate de Zeca Pagodinho, Arnaldo Antunes, Erasmo Carlos, Gal Costa, Seu Jorge, entre outros:

 

2 - Pato Fu - Música de Brinquedo

Excelente incursão da banda de pop rock Pato Fu ao universo infantil, o álbum Música de Brinquedo conta com excelentes arranjos e o vocal característico de Fernanda Takai. A obra contém covers de hits da MPB, como de Tim Maia, Titãs, Roberto Carlos, Paul McCartney, Elvis Presley e Rita Lee.

O charme está na sonoridade: álbum foi gravado com instrumentos de brinquedo. Cornetas de plásticos, xilofones, cavaquinhos e outros instrumentos exóticos como o kazoo uniram o pop com uma interpretação alternativa que flerta com o underground e o experimentalismo de forma acessível ao público infantil.

 

3 - Pequeno Cidadão

Junte Antônio Pinto, compositor de trilhas sonoras de filmes como Cidade de Deus; o casal formado pelo guitarrista da Banda Ira!, Edgar Scandurra, e Taciana Barros (ex Gang 90 e as Absurdettes) e os filhos deles, que cantam e tocam todos os instrumentos, e terá um rock de alta qualidade voltado ao público infantil. As obras falam da criança contemporânea e urbana e agradam também os pais e amantes da boa música.

 

4 - Adriana "Partimpim" Calcanhoto

Consagrada artista brasileira, Adriana Calcanhoto iniciou seu flerte com o público infantil com este projeto que rendeu três excelentes álbuns: Adriana Partimpim (2004), Partimpim Dois (2009), Partimpim Tlês (2012) - assim mesmo, com ‘L’. Sonoridade, belos arranjos e interpretações marcantes caracterizam esta discografia. De covers a músicas de autoria própria, seus trabalhos são entretenimento e diversão de alta qualidade.

 

5 - Palavra Cantada 

A dupla formada por Paulo Tatit e Sandra Peres é responsável por algumas das mais belas músicas voltadas ao universo infantil. Com composições bem elaboradas, suas obras nos convidam a uma imersão ao mundo das crianças sem perder o compromisso com a clareza e com a objetividade, constantes do universo lúdico. Em seus shows "Aventuras Musicais" – em colaboração com a TV Cultura -, a dupla incorpora os personagens Sandreca e Pauleco, onde interagem e brincam com as crianças.

Voltar
>