5 sites para escrever uma boa redação

Bicho de sete cabeças para muitos, a redação pode ficar descomplicada com dicas e aulas disponíveis na internet; saiba onde encontrar

Por Mie Francine Chiba

Fonte: Bicho de sete cabeças para muitos, a redação pode ficar descomplicada com dicas e aulas disponíveis na internet; saiba onde encontrar

Publicado em 09/07/2018

A redação é um terror para muitos alunos. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) constatou que a Redação, junto com a Matemática, foram as únicas disciplinas em que os concluintes do Ensino Médio apresentaram piora no desempenho que vem caindo ano após ano. Acontece que esta disciplina é uma das mais importantes nas provas de vestibular e do Enem. Por isso, ressaltamos aqui a necessidade de desenvolver sua habilidade de escrita, e indicamos cinco sites que podem te ajudar nesta tarefa (clique nos títulos para acessar):

Redação e Gramática Zica – Profª Pamba

O site desta professora está cheio de videoaulas gratuitas com dicas preciosas para escrever uma boa redação. Tanto as aulas quanto a professora são muito bem-humorados. Quem se inscreve no serviço (por no mínimo R$ 12,50 e 15 dias de uso) também tem a possibilidade de enviar suas redações para a professora corrigir seguindo um tema predeterminado. O aluno recebe a redação de volta com as observações necessárias para melhorar a sua escrita.

Descomplica Redação

O descomplica é um site com videoaulas de diversas disciplinas, e Redação é uma delas. O aluno encontra no site videoaulas relacionadas ao conteúdo de Redação do 1º, 2º anos do Ensino Médio e também extensivos para o Enem. As aulas são gravadas por mais de um professor, mas sempre com linguagem simples e utilização de quadro negro e outros recursos.  Apenas algumas aulas são gratuitas. Para assistir a alguns conteúdos específicos, é preciso realizar uma assinatura que custa a partir de 12x de R$ 12,99 para acesso por um ano e com direito a uma redação corrigida por mês.

Guia de Produção Textual da PUCRS

O Guia de Produção Textual da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul é um pouco antiquado, mas dá dicas interessantes para quem quer aprender a escrever uma boa redação. Conta com uma extensa lista de conteúdos que incluem dicas de como estruturar um texto argumentativo, uma resenha ou uma paródia, como ser criativo e até mesmo como redigir um texto não revelando o objeto.

Banco de Redações do UOL

No Banco de Redações do UOL o aluno pode encontrar redações sobre diversos temas corrigidas e comentadas por uma equipe especializada em correções de provas do vestibular e do Enem. O usuário também pode enviar ao UOL a sua própria produção, que pode vir a ser avaliada e disponibilizada no portal pela equipe de correção. Todo mês o site propõe um tema diferente para a sua redação. 

Só Português – Redação

A seção de Redação do site Só Português, do grupo Virtuous, possui recomendações completas para se escrever um bom texto: como planejar uma dissertação, como escrever uma redação, os dez mandamentos para uma redação de sucesso e os cinco pecados capitais de uma produção de texto. 

Voltar
>