Conheça o projeto Cidades Educadoras!

Publicado em 18/12/2017

Já pensou em como trabalhar a formação cidadã de seus alunos? O projeto Cidades Educadoras debate o papel do território na formação de crianças e adolescentes. O programa tem orientando a elaboração de políticas públicas que compreendem a cidade como Território Educativo, pensando a escola como agente de transformação do território.

Se você busca criar uma integração entre o ambiente escolar e o espaço urbano, no site do projeto existem algumas metodologias que ajudam seus alunos a pensarem e porem em prática atividades que contribuam para uma cidade inovadora, inclusiva, justa e participativa.

As metodologias disponíveis que você pode aplicar com seus alunos na cidade:

- Como produzir um mapa da desigualdade em sua cidade?

- Como organizar uma aula pública?

- Como organizar caminhadas coletivas das crianças até a escola?

- Como brincar pode promover o diálogo intercultural?

- Como criar um museu comunitário?

- Como ampliar a interação entre pessoas e cidades transformando os postes?

- Mapeamento afetivo: como transformar o espaço público em uma comunidade?

- Por que aprender e educar no território?

O projeto tem a prioridade em desenvolver atividades com as crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades.

No Brasil são 16 municípios compõem a Rede Brasileira de Cidades Educadoras, e também existe a Associação internacional de Cidades Educadores, que reúne mais de 482 cidades em mais 36 países do globo.

Vale a pena conferir as metodologias que o projeto disponibiliza, e também conhecer mais sobre o papel transformador que a escola pode ter em sua cidade.

 

 

http://cidadeseducadoras.org.br/

Voltar
>