Conversas globais sobre educação

As TEDx são eventos abertos que promovem o compartilhamento de ideias através de conversas com o público sobre diversos assuntos, entre eles a educação; vídeos podem ser assistidos on-line

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 29/06/2018

O compartilhamento de ideias é uma das principais vantagens da internet. E ideias que valem a pena serem compartilhadas podem ser encontradas em uma iniciativa bem bacana chamada TED. O TED é uma organização sem fins lucrativos que organiza eventos com conversas rápidas, geralmente de 18 minutos de duração, com qualquer pessoa que queira disseminar uma ideia. A organização surgiu em 1984 como uma conferência sobre Tecnologia, Entretenimento e Design (por isso a sigla TED), mas que com o tempo começou a cobrir outros tipos de assuntos.

O TED abre esse formato de evento a comunidade de todo o mundo que queira fazer o mesmo – abrir uma oportunidade para pessoas famosas ou não compartilharem suas ideias com as outras pessoas – nas chamadas TEDx. O legal é que essas pequenas conversas, chamadas de TEDx Talks ficam disponíveis na internet para qualquer pessoa poder assistir.

No início de março, por exemplo, a cidade de Curitiba promoveu uma TEDx na praça Santos Andrade, considerada um dos locais de maior referência à cultura e à educação na capital paranaense por ser sede do prédio histórico da primeira universidade do Brasil e de um dos maiores teatros da América Latina. Na TEDxPraçaSantosAndradeED, dez speakers (palestrantes) falaram sobre novas formas de ensinar e aprender e sobre a transformação pela qual a educação está passando. Vale a pena conferir os vídeos produzidos a partir dessas conversas. Veja alguns deles abaixo:

Aprendendo a partir de experiências marcantes – Aruni van Amstel

“Muitos professores dizem que a gente não tem vontade de estudar”, diz o estudante Aruni van Amstel, que mesmo jovem, já tem uma ampla bagagem de conhecimento: é estudioso da “busologia”, da mobilidade urbana e do urbanismo desde cedo. Já fez um projeto de BRT (canaletas exclusivas para ônibus) para a cidade onde mora, no Acre, escreveu livro sobre o assunto, fez um projeto de uma cidade usando o jogo Minecraft como ferramenta, estudou programação, desenvolveu seu próprio sistema operacional. O currículo impressionante de Aruni, entretanto, foi construído por conta própria, e não com a ajuda da escola. Nesse TEDx Talk, ele fala da necessidade de as escolas permitirem que os alunos levem seus próprios interesses e suas próprias experiências marcantes de vida para dentro dela.

Aprender em comunidade – José Pacheco

Fundador da inovadora “Escola da Ponte”, em Portugal José Pacheco compartilha a sua experiência profissional e, em uma conversa bem-humorada, chama a atenção para uma escola que promova a integração com a sociedade e que promova a autonomia, a responsabilidade e a solidariedade.

A educação inclusiva e você – Fernando Botelho

Fernando Botelho lidera a F123, uma iniciativa para aumentar o acesso à educação e ao emprego para pessoas com deficiência visual. Com base em sua experiência pessoal, ele fala que as pessoas têm a tendência encontrar pequenos motivos ou obstáculos para impedir a inclusão de pessoas com deficiência.

 

Voltar
>