Crie tirinhas usando ferramentas on-line

E se você ou seu aluno pudesse criar suas próprias tirinhas? Conheça ferramentas que tornam isto possível

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 29/06/2018

As tirinhas e histórias em quadrinhos são uma maneira de incentivar os alunos a lerem ao mesmo tempo que se divertem. Melhor ainda se eles pudessem criar suas próprias tirinhas, não é? A atividade estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a prática da redação.

Pois saiba que existem muitas ferramentas na web que permitem crianças e jovens se transformarem em roteiristas de quadrinhos de maneira rápida e fácil. Para criar uma tirinha, basta escolher os cenários, personagens e balões – que já estão prontos – arrastar os objetos para dentro dos quadrinhos e imprimir, mandar por e-mail ou compartilhar nas redes sociais a sua obra prima. Veja nossas dicas e divirta-se (clique sobre os títulos para acessar)!

Crie sua HQ (UOL Crianças) 

Esta ferramenta super simples disponibilizada pelo UOL permite que as crianças escolham entre três tipos de cenário, três tipos de personagens com expressões diferentes (uma menina, um cachorro ou um menino) e insiram os balões com as falas. Para incluir cenários, personagens e balões na tirinha, basta clicar sobre as abas na parte superior da ferramenta. Ao finalizar a obra, clique em “Imprimir sua tira”.

Fábrica de Tirinhas (Proativa-UFC)

Nesta ferramenta, o aluno tem mais opções de personagens e cenários e também pode incluir objetos nos quadrinhos. Para usar, basta clicar sobre um dos quadrinhos, arrastar os objetos que deseja para dentro do quadro e clicar em “voltar” para continuar sua tirinha. Ao finalizar, clique em “salvar” e guarde a sua obra no computador para imprimir, mandar por e-mail ou compartilhá-la com os amigos. A Fábrica de Tirinhas foi criada pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem – PROATIVA da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Voltar
>