Vídeos interessantes para crianças

Procurando videos interessantes de geografia, ciências e artes para apresentar aos pequenos? Conheça um pouco sobre o site The Kid Should See This:

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 11/10/2018

Você já parou para pensar que existem muitos vídeos legais por aí na internet que não foram feitos para crianças, mas que são bem interessantes para elas? Rion Nakaya, fundadora e editora do site The Kid Should See This (algo como A Criança Deveria Ver Isso - TKSST), sim. Partindo do pressuposto que, às vezes, os adultos subestimam a capacidade de a criança entender conteúdos que não foram exatamente produzidos para elas, Rion criou um site em que reúne vídeos interessantes da internet sobre ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, por exemplo, que “as crianças deveriam ver”.

“Há tanta ciência, natureza, música, arte, tecnologia, storytelling (contação de histórias) e diversas outras coisas boas lá fora que minhas crianças (e talvez as suas) nunca viram. Não são bem coisas que foram feitas para elas… Mas nós nunca subestimamos as crianças por aqui”, diz Rion, no site. Mãe de duas crianças de cinco e de oito anos de idade, Rion deu início ao site depois que viu que tinha uma extensa lista de vídeos interessantes que guardava para mostrar aos filhos e resolveu compartilhá-la com outros pais.

Narrações simplistas e sons estranhos

São mais de 2.400 vídeos separados por categorias e mais oito a 12 postados toda semana. Rion opina que muita mídia categorizada como infantil na internet é ‘entorpecente’, cheia de narrações simplistas e sons estranhos. “Ao invés disso, estamos trazendo mídia que não é feito especificamente para crianças, mas que pode ser significativa para qualquer um de qualquer idade.”

Segundo ela, os vídeos do TKSST podem ser vistos em sala de aula ou em casa, junto com os pais. O site é em inglês, mas como Gabriela Belderrein, do portal Mupi, bem observa ao recomendar o TKSST, há muitos vídeos bacanas por lá que não possuem falas e são muito bem ilustrados, o que facilita a compreensão (veja a seleção de vídeos assim que Gabriela fez no final do texto).

“Hora do vídeo”

Se os pais entendem inglês, fica ainda mais fácil. Eles podem mostrar o vídeo à criança e aproveitar a oportunidade para fazer um exercício bem legal de educação e convivência em casa: ao sentarem-se lado a lado para assistir a vídeos on-line, pais e filhos passam um tempo juntos, criam laços, começam conversas sobre o conteúdo e ainda por cima aprendem algo novo. Na sala de aula, os vídeos podem dar origem a estudos, atividades, projetos e experimentos, diz a fundadora do site.

Os vídeos do TKSST selecionados com a curadoria de Rion reúnem trabalhos geniais que estão espalhados pela internet e que muita gente não sabe que existe. Se você procura conteúdo de qualidade que vai além dos canais infantis para mostrar para as crianças, aproveite esta chance e visite o site clicando aqui.

Veja alguns vídeos presentes no TKSST recomendados por Gabriela Belderrein, do Mupi, e mostre para os pequenos:

Animação sobre a história dos meios de transporte através dos séculos

A passagem de Mercúrio entre a Terra e o Sol, gravado em timelapse pela NASA

Vídeo do projeto Music Animation Machine, que propõe visualizar através de gráficos animados músicas de compositores famosos, como Chopin

Os hábitos alimentares do café da manhã de vários países (inclusive o Brasil)

Voltar
>