Categorias
Aqui você encontra GeoDigital Indicações Mundo Digital

Veja a Terra como nunca antes

“NASA’s EYES” é um conjunto de aplicativos de visualização de computador criado pela Equipe da NASA para fornecer visões cientificamente precisas dos planetas estudados por missões cientificas.

A equipe que criou esse aplicativo de visualização é liderada por Kevin Hussey, ex-gerente de tecnologia da Walt Disney Animation Studios. Hussey é treinado em geomorfologia climática e sensoriamento remoto.

O objetivo dos aplicativos é usar imagens de satélite da Terra para dar aos estudantes uma melhor compreensão de como nosso planeta é um organismo vivo, onde eles podem ver por si mesmos como tudo, desde mudanças climáticas às mudanças ecológicas locais, podem afetar partes do mundo a milhares de quilômetros de distância.

Educadores que trabalham com alunos do ensino fundamental e do ensino médio podem se inscrever neste programa gratuito e personalizado.

O aplicativo esta disponivel para download no computador e celulares.

Eyes on the Earth

“Eyes on the Earth” é um dos aplicativos que visualiza uma série de espaçonaves orbitais da NASA na Terra e os dados que eles coletam na própria Terra.

Com o aplicativo é possível acompanhar as medições como a altura do nível do mar, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera e o ozônio da Antártida. Também se pode observar o movimento da água ao redor do globo usando o mapa de gravidade dos satélites GRACE da NASA. Os eventos recentes, como tempestades de poeira, erupções vulcânicas e incêndios são exibidos também.

De que outra forma podemos aprender que há, de fato, um efeito cascata entre o que acontece no Pacífico e seu impacto no Atlântico? De que outra forma podemos aceitar que o que não vemos pode – e tem – ter um impacto global nos oceanos, bem como na terra onde vivemos e no ar que respiramos? De que outra forma podemos inspirar os alunos a respeitar o meio ambiente, a menos que se instruam sobre a Terra?

Essa são as perguntas que motivaram a elaboração do aplicativo e o seu possível uso em sala de aula. (Clique aqui para acessar o link)