Veja em um minuto 125.000 anos de migração humana pelo mundo

Animado vídeo produzido pela Univesity of Hawaii mostra como a massa humana se espalha pelo globo durante um período de 125.000 anos.

Por Artur Boligian Neto

Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2016/11/watch-125000-years-of-human-migration-in-1-minute/

Publicado em 28/11/2017

Uma pesquisa publicada no importante jornal Nature, mostrou a partir de testes de DNA realizados com aproximadamente 1000 pessoas, que todos os não-africanos estão relacionados com uma única população que migrou da África entre 80.000 e 50.000 anos atrás.

Os pesquisadores apontam que as mudanças climáticas e os fatores ambientais fizeram com que ocorresse uma massa migratória da África para outros continentes. Eles explicam que os primeiros migrantes só conseguiram deixar a África porque ocorreram variações na rotação da Terra, que ocasionaram intensas chuvas e temperaturas mais baixas em regiões que hoje são desérticas.

Essas variações climáticas criaram “corredores verdes” que eram ricos em vegetação e água para consumo. Esses corredores possibilitaram os humanos primitivos atravessassem as áreas da Península Arábica e da região do Levante (Mediterrâneo), que eram áreas muito hostis para a vida humana suportar.

Esse vídeo elaborado Univesity of Hawaii, mostra como a massa humana se propaga pelo globo terrestre durante um período de 125.000 anos.

O vídeo registra pequenas aglomerações de humanos vivendo na Península Arábia por volta de 120.000 anos atrás. Os pesquisadores encontraram também suportes arqueológicos para sustentar essa teoria. E eles afirmam que muitos desses humanos-primitivos morreram sem passar seus genes para os seres humanos modernos. Mas, por volta de 80.000 anos atrás, o grande êxodo populacional que saiu da África acelerou rapidamente, se espalhando pelo Oriente Médio e no sul da Ásia.

A animação pode ser uma importante ferramenta para o professor apresentar ao seus alunos o desenvolvimento geográfico da espécie humana pelo mundo.

   

Voltar
>