Mapa da culinária: saiba a origem do Sushi

Origem do prato oriental mais popular do mundo remonta ao século III d.C.; saiba mais

Por Mie Francine Chiba

Publicado em 19/10/2017

Um rolinho de arroz com peixe cru no centro, enrolado com uma fina camada de algas.Quem é fã da culinária japonesa sabe do que estamos falando. Apesar de diferente tudo o que os ocidentais consomem, o sushi já é um prato apreciado em todo o mundo.

A história do sushi começa por volta do século III d.C. no sudeste asiático, com a necessidade de conservação do peixe cru. Nessa época, os filés de peixe eram salgados dispostos em barris de madeira entre camadas de arroz. Segundo o jornal Maturidades, PUC de São Paulo, a liberação do ácido lático do arroz azedava o peixe e garantia a sua conservação. Porém, o arroz ficava impróprio para consumo.

Mais tarde, no século VII, o peixe cru passou a ser guardado sobre pedras. Foi só no XV que o arroz voltou a ser utilizado na conservação do peixe. O período menor de fermentação – de cerca de um mês – permitiu que o arroz pudesse ser consumido junto.

No século XVII, um método criado por um médico chamado Matsumoto Yoshiichi possibilitou que o vinagre fosse utilizado no preparo do arroz, para que o tempo de fermentação diminuísse ainda mais e passasse para apenas um dia. Com isso, o peixe passou a ser consumido cru e fresco.

O primeiro sushiman da história foi Hanaya Ykei, que viveu no século XVIII. Foi ele o criador do sushi constituído por um bolinho de arroz com uma fatia de cru no topo, o niguiri. Como na época o peixe ainda não era refrigerado, o peixe era marinado em molho de soja ou vinagre.

Se você for a um restaurante japonês, vai ver que existem diversos tipos de sushis. Confira alguns dos mais populares:

Niguiri

Bolinho de arroz com um filé de peixe no topo (em geral de salmão e atum).

Hosomaki

Rolinhos finos de arroz recheados com legumes ou peixe. Geralmente vêm com apenas um recheio.

Uramaki

Rolinho de arroz recheado com legumes ou peixe. Nesse caso, o arroz fica para fora e a alga por dentro.

Temaki

Parecido com um cone, é enrolado com alga e recheado da mesma forma que os demais sushis.

Hot

Sushi na versão empanada e frita.


Aprenda a fazer sushi em casa com os vídeos dos canais do YouTube Allrecipes Brasil e Sushibilidade:
 

Como fazer arroz para sushi

Hossomaki de kani

Como fazer sushi de atum

Como fazer temaki de salmão

Voltar
>