1 – ANTROPOCENO: A ERA HUMANA (2018)
Percorrendo a arte e a ciência, o documentário canadense que estreou no Toronto International Film Festival 2018, apresenta um momento crítico da história geológica: a amplitude do impacto da nossa espécie no planeta Terra. O filme apresenta um grupo composto por cientistas internacionalmente renomados que, após 10 anos de pesquisas, argumentam que o período do Holoceno cedeu à época do Antropoceno em meados do século XX por conta das profundas e duradouras mudanças humanas na Terra. Os cineastas atravessaram o mundo usando produção cinematográfica de ponta e técnicas de câmera de última geração para documentar evidências e experiências da dominação planetária humana.
2 – REFUGIADOS DO CLIMA (2010)
Considerando que é improvável que as mudanças climáticas afetem todos os países da mesma forma, o documentário apresenta as seguintes perguntas: quais populações serão as mais atingidas pelas mudanças climáticas? Quais são as consequências dessas transformações? De secas e fome a tumultos e questões de segurança nacional, o documentário mostra como o encontro entre populações em situação de risco e as mudanças climáticas podem provocar um desastre sócio-ambiental global.
3 – ÊXODO CLIMÁTICO: MIGRAÇÃO EM MASSA (2019)
A migração sempre existiu como uma estratégia para se adaptar a um ambiente em mudança. Mas o número de pessoas obrigadas a migrar apenas por causa das mudanças climáticas aumentou dramaticamente a partir dos anos 90. Qual será o número de pessoas que serão forçadas a abandonar suas casas em decorrência alterações climáticas até o ano de 2050? O documentário apresenta os impactos críticos da mudança climática nas populações que habitam a região do Sahel na África, passando pela Indonésia e pela tundra russa. O documentário apresenta como que os países centrais da economia global, depois de enriquecer às custas do resto do mundo, estão agora poluindo a atmosfera com suas emissões e impactando indiretamente os habitantes das regiões mais pobres.
4 – THIS CHANGES EVERYTHING (2015)
Baseado no livro mais vendido da jornalista e ativista Naomi Klein, “This Changes Everything” pesquisa ativistas ambientais em todo o mundo, desde o Canadá, passando pela Europa, passando pela Índia e China. Os cineastas questionam se a crise climática pode ser enfrentada na atual era da ganância capitalista que ofusca a responsabilidade corporativa, caracterizada por fortes contrastes entre salas de reuniões e zonas de crise, a busca por ganhar dinheiro parece ter resultado em uma atitude hostil à natureza.
5 – RIVERBLUE (2017)
O conservacionista e professor canadense Mark Angelo sai em uma viagem marítima de três anos ao redor do mundo para documentar os danos causados pela indústria da moda no abastecimento de água no planeta. No documentário, o pesquisador investiga o chamada “hidrocídio” como consequência da busca desenfreada da humanidade pelo consumismo da moda – a destruição de rios e mares decorrente do despejo de produtos químicos e tóxicos nos habitats aquáticos.