O documentário com base no retrato do cotidiano de quatro trabalhadores que perdem de 3 a 5 horas do seu dia no deslocamento para o trabalho. Discute a formação da metrópole e a crise da mobilidade urbana no planejamento das grandes cidades.
Por uma vida sem catracas, MPL | SP – Filme completo (2014)
Direção: Carlos Pronzato
Duração: 40 minutos
O que é o Movimento Passe Livre? Você já pensou em discutir em sala de aula a possibilidade de uma cidade onde todos possam se deslocar gratuitamente garantido o direito de ir e vir? Conheça um pouco do papel desse movimento social urbano e as suas reivindicações, como o projeto “tarifa zero”, por intermédio de entrevistas com integrantes do MPL, pesquisadores e intelectuais dedicados a temática de mobilidade urbana. Esse documentário também pode ser discutido em sala de aula com professores de outras disciplinas, como sociologia e história.
Crise Habitacional
Ocupados (2016)
Diretor: Eduardo Neco
Duração: 1 hora e 18 minutos
O documentário é o retrato da trajetória de luta e rotina do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) na ocupação Dona Deda que chegou a ter 400 famílias cadastradas, localizada na cidade de São Paulo. O filme expõe imagens desde a montagem e a organização do acampamento até as manifestações dos sem-teto. É um documentário importante para se debater em sala de aula para os alunos compreenderem como e porque ocorrem ocupações na cidade.
Morro da Providência #Entresembater (2012)
Direção: Coletivo Entre Sem Bater
Duração: 9 minutos
O projeto #entresembater propõe-se a refletir e gerar um debate sobre o direito à cidade e à moradia, tendo em vista as possibilidades de ocupação territorial, documentando quatro situações emblemáticas no atual contexto da cidade do Rio do Janeiro.
Planejamento Urbano
Brasília: Contradições de uma Cidade Nova (1967)
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Duração: 22 minutos
Imagens de Brasília em seu sexto ano e entrevistas com diferentes categorias de habitantes da capital. Uma pergunta permeia o documentário: uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?
A escala humana (2014)
Direção: Andreas Dalsgaard, Simon Lereng Wilmont
Duração: 56 minutos
Em pleno século XXI, cerca de 50% da população mundial vive em áreas urbanas, e este número vai subir para 80% em 2050. O documentário dirigido por Andreas Dalsgaard reúne depoimentos de pensadores, arquitetos e urbanistas sobre a vida moderna, questionando o que acontece quando as pessoas tornam-se o centro do nosso planejamento.
Especulação Imobiliária
Ponto de Vista (2015)
Direção: INGRID MABELLE
Duração: 30 minutos
A partir de dez pontos de vista diferentes este documentário discute, entre outras coisas, como a dinâmica de alteração do espaço geográfico pode garantir que os moradores do entorno do Elevado Costa e Silva (atualmente denominado Elevado Presidente João Goulart) não sofram com o processo de gentrificação, que é a substituição de moradores mais pobres por outros com maior poder aquisitivo.
Recife, cidade roubada (2014)
Direção: Ernesto de Carvalho, Leon Sampaio, Luis Henrique Leal, Marcelo Pedroso e Pedro Severien
Duração: 13:38
O Movimento Ocupe Estelita apresenta o vídeo “Recife, cidade roubada”. Mais uma contribuição para demonstrar a ingerência do capital imobiliário na política urbana e a urgente necessidade de cancelamento do Projeto Novo Recife, um empreendimento amplamente prejudicial à saúde da cidade.