Categorias
Aqui você encontra conteúdos Mundo geográfico Saberes Geográficos

Primavera, Verão, Outono e Inverno

Como percebemos as estações do ano

Por Andressa T. A. Boligian*

Nascer do Sol no primeiro dia da Primavera em 2022, na Ilha de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, Brasil. Nessa data do ano e nessa latitude, no Hemisfério Sul, o Sol nasce na direção leste. Andressa Boligian/Geonauta.

Observar o nascer e o pôr do Sol é uma prática comum aqui no Geonauta. Esses fenômenos nos contam muitos detalhes sobre a dinâmica do nosso planeta.

A sucessão dos dias e das noites ocorre devido ao movimento de rotação da Terra, ou seja, o giro que o planeta dá sobre si mesmo. Em aproximadamente 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) a Terra dá uma volta completa sobre seu eixo.

Em geral, observamos o Sol nascer na direção Leste e se pôr no Oeste. Com a Lua e as estrelas acontece o mesmo. Temos a impressão de que esses astros estão se deslocando ao redor de nosso planeta. No entanto, chamamos esse deslocamento de movimento aparente diário do Sol e dos astros. Já percebeu esse movimento? Certamente!

@geonautas

Veja o esquema.

Levon Boligian e Andressa Alves. Geografia: Espaço e Identidade. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

Você também já observou como a direção do nascer e do pôr do Sol muda no decorrer do ano. Elas variam de acordo com as estações do ano e com o lugar onde você está na superfície da Terra: se está mais próximo ao Equador, mais ao sul ou ao norte. Use a bússola do seu celular. Outra sugestão é fotografar a posição do nascer ou do pôr do Sol em um mesmo lugar no primeiro dia de cada estação do ano.

Enquanto o movimento de rotação da Terra nos mostra a aurora e o ocaso, o movimento de translação é que permite a existência das quatro estações do ano. Neste movimento, a Terra dá uma volta completa ao redor do Sol e demora 365 dias e 6 horas, ou seja, um ano terrestre.

Assim, cada estação – primavera, verão, outono e inverno – tem a duração de cerca de três meses e apresenta características climáticas específicas. No verão, em geral, as temperaturas são mais altas, e no inverno, mais baixas. Na primavera e no outono, as temperaturas geralmente são mais amenas para as pessoas.

Além das características da temperatura do ar atmosférico, nas estações do ano ocorrem variações entre a quantidade de chuvas, frequência e velocidade dos ventos, ocorrência de neve, entre outros fenômenos. Tudo isso depende do lugar da superfície do planeta onde estamos.

Como são as estações do ano onde você mora? Aqui na Ilha de São Francisco do Sul, na região do Litoral Norte de Santa Catarina temos algumas características bem específicas. No litoral há muita influência da maritimidade, com os ventos e a umidade. De maneira geral, a região Sul tem invernos úmidos, sendo que, aqui, temos uma umidade ainda maior, com muita chuva. Também não há grande amplitude térmica, ou seja, há dias em que tanto pela manhã, quanto a tarde e a noite, temos praticamente a mesma temperatura. Nessa latitude, 26° 14′ 38” Sul, ao sul do Trópico de Capricórnio, o clima predominante é o subtropical, mas cada região possui características que a tornam única.

Quando iniciou-se a primavera, ocorreu aqui o Equinócio, data do ano em que o dia que tem a mesma duração que a noite. Da mesma forma, no hemisfério Norte, ocorreu o Equinócio de outono. Nos equinócios, os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, distribuindo a mesma quantidade de luz e calor entre as partes do planeta.

Quando chegar o verão por aqui, será o Solstício, e no Hemisfério Norte também, mas será Solstício de inverno. Nesses dias, os raios solares atingem com mais intensidade um dos hemisférios, nesse caso, em dezembro, será o Hemisfério Sul.

Veja no esquema as datas e a incidência dos raios solares na Terra.

TORRES, Filipe T. P., MACHADO, Paulo José de O. Introdução à climatologia, São Paulo: Cengage Learning, 2011. In: Levon Boligian e Andressa Alves. Geografia: Espaço e Identidade. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

Como você percebe as estações do ano? As características climáticas estão mudando em cada estação? Ou são as mesmas como as pessoas contam de tempos passados? Falaremos mais sobre isso. Até lá, estaremos aqui curtindo um vento gelado e a chuva da primavera…

*O texto pode ser reproduzido para fins didáticos desde que citado: Boligian, Andressa T. A. Primavera, verão, outono e inverno: como sentimos as estações do ano. Site Geonauta <www.geonauta.com.br>. Data de acesso.