Fonte de pesquisa de estudantes, pesquisadores e até jornalistas, a Wikipedia completou duas décadas no início de 2021. Mantida pela Fundação Wikimedia, a ferramenta é uma enciclopédia digital escrita de maneira colaborativa. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode editar e adicionar verbetes a ela.
Por esse motivo, desde o início duvidou-se de sua credibilidade enquanto fonte de pesquisa, o que não impediu alunos de a utilizarem para fazer trabalhos escolares. Afinal, na plataforma em português estão disponíveis cerca de um milhão e cem mil artigos, com informações úteis e de fácil acesso. Ou seja: muito do que deseja pesquisar, com definições prontas, infográficos e recursos multimídia, está lá, à disposição.
No entanto, segundo a Agência Brasil, o próprio criador da Wikipedia, Jimmy Wales, alertou que a ferramenta não deve ser utilizada como uma fonte de pesquisa primária. O conteúdo que está lá não é original, e precisa fazer referência a outros materiais. Dessa forma, a enciclopédia funcionaria como um repositório informações construída de maneira colaborativa sob o ponto de vista de diversas pessoas. Para saber quais foram as fontes primárias consultadas pelo autor artigo, basta ir ao campo de links e referências no final do texto.
Mecanismos
Para garantir que as informações publicadas na ferramenta sejam de qualidade, a Wikipedia conta com diversos mecanismos. Um deles é uma equipe de voluntários selecionada de acordo com diversos critérios que se encarrega de revisar os artigos.
Outro mecanismo é o histórico de edições, que mostra quem fez determinada alteração e o que foi alterado no artigo. Dessa maneira, o usuário pode ficar ciente caso um artigo tenha sofrido mudanças a fim de inserir informações falsas ou de beneficiar ou denegrir a imagem de algo ou alguém.
Para editar um conteúdo, o usuário não precisa estar registrado na ferramenta. No entanto, o seu IP (uma espécie de identificação do computador do usuário) ficará associado diretamente associado à alteração, coibindo a ação de pessoas mal-intencionadas na plataforma.
Em entrevista à Agência Brasil, Célio Costa Filho, editor da Wikipédia há mais de dez anos, explicou que os artigos da ferramenta estão em constante mudança.
Caso seja notada uma incorreção, um usuário pode prontamente removê-la e acrescentar o dado correto sempre o associando a uma fonte confiável. Temas polêmicos também costumam ser discutidos pelos editores em um Fórum para se chegar à melhor maneira de abordá-los na enciclopédia.
Colaboração
Ao usar a ferramenta em sala de aula, sugere Costa Filho, os professores podem ensinar os alunos a identificar fontes confiáveis. Além disso, Fábio Azevedo, voluntário da Wikipedia e professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aponta cinco benefícios da ferramenta de aula, como você pode ver no vídeo no final do texto.
Desde 2011, a Wikipedia realiza um projeto chamado Wikipedia na Universidade, com atividades, pesquisa e elaboração de verbetes para a enciclopédia em de 10 universidades do País. “Ao escrever os verbetes, o estudante pode pesquisar, buscar referências, resumir informação e organizar o pensamento, além aprender como funciona a produção de conteúdo online”, disse o professor Azevedo em entrevista à Agência Brasil.
Conheça outras vantagens pedagógicas de usar a Wikipedia(clique aqui)
1) melhora a habilidade do aluno ao escrever um verbete;
2) aumenta o conhecimento do estudante durante o processo de pesquisa e escrita;
3) torna-se capaz de entender melhor os fluxos de como a informação chega nas outras pessoas;
4) aprofunda-se em tópicos de interesse do próprio do aluno em vez de assuntos generalistas;
5) para a Wikipedia, a participação dos estudantes ajuda a divulgar a enciclopédia e melhora a qualidade dos conteúdos disponíveis no site.