Imagens de Andressa Boligian.
Para professores – Sugestão de trabalho com os estudantes:
É possível utilizar o texto e as imagens em sala de aula como avaliações ou trabalhos complementares.*
Ensino Médio (2º e 3º ano) e Ensino Fundamental II (7º e 9º ano): população brasileira e mundial, regionalização de países do mundo, nação, território, cultura, movimentos migratórios, indicadores sociais.
População, cultura e território
Conhecer o Canadá está no topo da lista dos sonhos de muitos viajantes. País desenvolvido, IDH entre ao mais altos do mundo, sociedade multicultural e que, atualmente, tem uma forte política imigratória.
O Canadá é um país bem diferente de outros países da América. Toronto, onde estivemos, mostra absurdamente a marca de imigração. As origens são identificadas por roupas, objetos, barbas e cabelos, turbantes e gorros, cores, olhos e, claro, a língua que estão falando. Um rapaz me disse que adorava ouvir os brasileiros. É realmente muito interessante ouvir as pessoas falando em línguas diferentes, muitas vezes não identificáveis. A língua falada por um povo faz parte de sua identidade cultural.
O Canadá tem uma população de cerca de 40 milhões de habitantes (menor que a do estado de São Paulo) e seu território é o segundo maior do mundo (9.970.610 km2) o que o torna um país pouco povoado. A população é predominantemente urbana.
A imigração é uma dinâmica populacional muito marcante no país. Identificamos essas características no espaço urbano, nos bairros, ruas e estabelecimentos comerciais, como no Chinatown, o Little Italy, o Português, o Indiano, entre muitos outros.
A presença mais marcante nos bairros e nas feiras são as comidas. O preparo é muito variado e com ingredientes comuns em cada país de origem. O costume alimentar de um povo também faz parte de sua identidade cultural.
O governo canadense tem desenvolvido diversas pesquisas populacionais para conhecer sua sociedade, que vem se transformando intensamente nos últimos anos. Existem programas para receber refugiados e asilados do mundo todo. Há também incentivo para estudantes e trabalhadores especializados. Leia a reportagem O que explica crescimento recorde da população do Canadá.
Indicadores sociais
Para entender um pouco melhor aspectos socioeconômicos da sociedade canadense, veja alguns dados comparados ao Brasil:
É possível perceber pelos dados da tabela, que o Canadá é um país que tem renda per capita muito acima da brasileira. Isso significa que as pessoas também possuem melhores condições de vida e um poder aquisitivo muito maior que o nosso. A expectativa de vida também é melhor que no Brasil e a mortalidade infantil é muito inferior. Desse modo, entende-se que as pessoas vivam mais e melhor que a maior parte da população mundial.
Embora o Canadá seja um país rico e desenvolvido, também enfrenta problemas como o desemprego. Além disso, em grandes cidades como Toronto, há pessoas em situação de rua, especialmente dependentes químicos e com problemas psiquiátricos. Porém, a taxa de pessoas vivendo na pobreza é muito mais baixa que a brasileira.
Os índices de violência no Canadá são muito baixos, como exemplificado nas taxas de homicídio que vimos na tabela. Isso se reflete na segurança que a população tem no dia a dia. Mesmo em grandes cidades como Toronto, é comum as casas não terem grades ou muros.
Além dos indicadores sociais, na tabela também há um dado que mostra a emissão de CO2. Vemos que no Canadá a quantidade de emissão per capita é muito maior que no Brasil. Isso ocorre, entre outros motivos, pelo fato de o país ser muito industrializado. Além disso, com maior poder aquisitivo, as pessoas consomem mais energia elétrica e combustíveis fósseis, como por exemplo, em relação aos meios de transporte, caracterizando maior emissão de gases na atmosfera.
Sugestão de análise de imagens com os alunos
As imagens a seguir revelam alguns aspectos da sociedade urbana que se refletem nas paisagens. Em cada uma delas há elementos próprios do espaço urbano.
*Este texto pode ser reproduzido para fins didáticos desde que citado: Boligian, Andressa T. A. Geonautas no Canadá. Site Geonauta <www.geonauta.com.br>. Data de acesso.