Sugestão de trabalho com os estudantes: É possível utilizar o jogo em sala de aula em projetos ou trabalhos complementares.
Conteúdos relacionados ao Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano): lugar, paisagem, paisagens urbanas e rurais, elementos naturais e culturais das paisagens, marcos nas paisagens, aspectos naturais e culturais de países e continentes, história dos lugares.
GeoGuessr é um jogo que possibilita aos estudantes usarem conhecimentos de Geografia para descobrir os lugares do mundo mostrados em cada partida. Ele ativa a curiosidade e permite a análise das paisagens dos lugares por meio do reconhecimento de aspectos naturais e culturais.
Ele pode ser acessado pelo site da GeoGuess em aparelhos que tenham acesso à internet. Pode ser jogado gratuitamente e está disponível em Português e mais 10 línguas.
O jogo GeoGuessr para desktop só é acessível por mais de 5 minutos consecutivos quando assinado. É necessário aguardar 15 minutos até a próxima jogada (se você perder ao final do tempo de cada partida).
No entanto, é possível jogar em aparelhos celulares, com login através de um e-mail ou pelas redes sociais. Tanto em Android quanto IOS é possível baixar o jogo em seu aparelho.
Depois de instalado e com as configurações mais simples, você poderá criar seu avatar e acessar diferentes modos para jogar: modo competitivo, em grupo, com tempo definido, entre outros. Alguns recursos são somente para assinantes. No entanto, na versão gratuita, é possível jogar em uma linha que indicará a fase do jogo e também no modo infinito.
Para jogar, siga as instruções iniciais.
Acompanhe uma jogada no modo infinito.
Acompanhe uma jogada no modo clássico.
Durante e ao final das jogadas, questione os estudantes sobre as características dos lugares e o que tornam as paisagens únicas. Destaque:
- Qual é a língua falada no lugar e como é possível identificar esse aspecto cultural na paisagem local?
- Quais tipos de construções são características dos lugares?
- Aspectos do clima são identificáveis (pode haver neve, pessoas com roupas compridas ou curtas, árvores com ou sem folhas, etc)?
- Placas e sinalização de trânsito são diferentes ou parecidas com as que conhecem?
- Quais detalhes das roupas ou acessórios das pessoas podem indicar?
- O que veículos nas ruas, como ônibus, carros e trens podem indicar sobre o lugar?
- Há bandeiras em frente aos edifícios? Para que são usadas?
- Placas publicitárias podem identificar um lugar? De que forma?
- Como aspectos naturais como montanhas, lago ou mar, ou tipos diferentes de vegetação podem identificar um lugar?
O jogo pode ser um grande aliado em sala de aula, permitindo a diversificação das atividades e a ampliação do processo de aprendizagem;
Veja alguns exemplos dos elementos naturais e culturais que aparecem no jogo.
Para saber mais
Acesse os artigos para conhecer algumas experiências com jogos de Geografia em sala de aula.
Este texto pode ser reproduzido para fins didáticos desde que citado: GeoGuessr – Um jogo geográfico. Site Geonauta <www.geonauta.com.br>. Data de acesso