O smartphone pode ser uma ferramenta muito útil para os professores. Para torná-lo um verdadeiro “canivete suíço”, basta baixar os diversos aplicativos que existem nas lojas de cada sistema operacional – Google Play para smartphones com Android, App Store para iPhones e iPads (com sistema operacional iOS) Marketplace para smartphones Windows Phone. Muitos destes aplicativos (ou apps) são gratuitos e voltados à produtividade. Confira uma lista que preparamos para você:
Para fazer anotações
Evernote (Evernote Corporation) – O Evernote é uma espécie de bloco de notas que o professor pode usar para fazer anotações. É possível organizar as notas assunto, como se fosse um caderno. O aplicativo também possui um recurso de câmera, que permite tirar fotos para incluir as imagens nas anotações. As informações podem ser compartilhadas com alunos ou outros professores. Para iOS, Android ou Windows Phone.
Para escanear documentos
CamScanner (INTSIG Information Co.) – O scanner de bolso se tornou uma realidade com este aplicativo. Com ele, o professor pode tirar fotos de documentos câmera do celular, digitalizá-los e guardá-los (ou enviá-los) em formato PDF ou outros. O aplicativo faz o corte automático do documento e otimiza sua aparência para que fique mais legível. Para Android e iOS.
Para organizar aulas
TeacherKit (ITWorx Inc.) – Funciona como um organizador de aulas e alunos. O professor pode lançar notas de prova e comportamento e acompanhar a frequência dos estudantes nas aulas através dos recursos do aplicativo. O único inconveniente é que o app só está disponível nas línguas inglesa, francesa, árabe e espanhola. Para iOS, Android ou Windows Phone.
Para guardar notícias
Pocket (Read It Later) – Todo professor que se preze gosta de mencionar notícias que leu durante suas aulas para manter os alunos informados. Para não perder vista um assunto ou notícia bacana que viu, este aplicativo é muito útil.
O Pocket armazena notícias para poder acessá-las novamente mais tarde sem a necessidade de conexão com a internet. Assim o professor nunca mais terá procurar de novo aquela notícia que leu e esqueceu de guardar. Também é possível salvar imagens e vídeos e dividi-los por categorias. Para Android.
Para fazer cálculos científicos
RealCalc Scientific Calculator (Quartic Software) – Quem tem um smartphone em mãos não precisa mais de uma calculadora científica. O RealCalc é um app Android que permite fazer cálculos de forma mais completa usando o celular. Está disponível na língua inglesa. Quem tem smartphone iOS já tem uma calculadora científica instalada. Para usar, basta entrar no aplicativo nativo da calculadora e girar a tela na posição horizontal.
Para fazer traduções
Google Tradutor (Google) – O famoso Google tradutor também está disponível para os smartphones com sistema operacional Android ou iOS. Com ele, o professor pode traduzir palavras e frases para 80 idiomas. É possível falar, digitar, escrever ou mesmo tirar uma foto do que se deseja traduzir, e não é preciso conexão a internet. Recentemente, a Google incluiu uma nova funcionalidade no Google Tradutor: um recurso da câmera fotográfica que traduz instantaneamente que aparecem na tela. A tradução ainda não é exata, mas pode te ajudar a sair de muitos apuros com a língua estrangeira.