Categorias
geonauta Mundo geográfico

O que é um eclipse solar?

Hoje, dia 08 de abril, ocorrerá um eclipse solar total, que poderá ser visto principalmente na América do Norte. Observe a área onde o fenômeno poderá ser observado com mais visibilidade.

O Geonauta estará presente e trará, posteriormente, fotos e vídeos sobre o evento. Aproveite a notícia para abordar com seus alunos a respeito desse tema astronômico em sala de aula.

O que é um eclipse solar?

O eclipse é um fenômeno astronômico que acontece quando um corpo celeste, no caso a Terra ou a Lua, interpõe-se na posição aparente de outro, diante do Sol. Na Astronomia, eclipsar significa esconder, encobrir, ou interceptar a luz vinda de um astro. Com certa regularidade, a Lua ora atravessa a sombra da Terra (eclipse da Lua), ora projeta sua sombra na superfície terrestre (eclipse do Sol).

Algumas vezes, durante seu movimento entorno da Terra, a Lua se move entre o Sol e o nosso planeta. Quando isso acontece, a Lua bloqueia a luz solar que chega até a Terra. Isso causa o eclipse do Sol, ou Eclipse Solar. Durante o eclipse solar, a Lua lança uma sombra sobre a Terra.

Existem três tipos de eclipses solares:

Eclipse solar total: é visível somente de uma pequena porção da Terra. As pessoas que veem esse tipo de eclipse estão no centro da sombra da Lua quando atinge a Terra. O céu fica escuro como no anoitecer. Para que ocorra isso, o Sol, a Terra e a Lua precisam estar em linha reta;

Eclipse solar parcial: acontece quando o Sol, a Lua e a Terra não estão exatamente alinhados, e o Sol parece ter uma sombra escura em apenas uma pequena parte da superfície;

Eclipse solar anular: acontece quando a Lua está mais distante da Terra, aparentando estar menor, ela não bloqueia toda a visão que se pode ter do Sol. Quando a Lua fica na frente do Sol, se parece com um disco escuro na frente de outro disco maior.

Pela internet, será possível acompanhar o fenômeno, que será transmitido pelo canal do Observatório Nacional no YouTube.