- A marca da produtora Pixar é sinônimo de excelência em produções do gênero. Seu maior trunfo, além das tramas super originais, como em Carros, Toy Story e Divertidamente, está na humanização de seus personagens, carismáticos e que envolvem o telespectador.
- Para os amantes de Geografia, é um prato cheio. A direção de arte levou sua equipe para a Venezuela, onde foi realizada uma pesquisa detalhada sobre a fauna, a flora e a geografia do País.
- O desenho é divertidíssimo, sem abrir mão do drama, no ponto certo. Os primeiros minutos do desenho são tocantes e emocionantes.
- Apesar da produção fazer parte do “mainstream” do cinema norte-americano, a premissa do desenho e seus personagens fogem do convencional.
Vale a pena assistir em sala de aula?
- Sim. O desenho é rico na abordagem de seus temas: Biologia, Geografia, Ciência, criatividade, pós-modernidade, ética, relações sociais e Filosofia. Sua duração é de 134 minutos. Recomendado para passar em mais de uma aula ou em atividades extraclasse.
- Ao abordar a pós-modernidade, o desenho abre um momento de reflexão sobre o indivíduo e sua ocupação no meio ambiente urbano, além de promover uma discussão sobre as diferenças de gerações.
- O rico trabalho de reconstituição da Venezuela nos permite fazer uma viagem verossímil às suas florestas e conhecer sua biodiversidade.
- É um excelente estímulo à pesquisa científica pelo tom aventuresco que permeia todo o filme.
Sobre o filme
Carl, um senhor viúvo e solitário, resolve se mudar para o Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. Para tanto, ele elabora um plano inusitado. Pendura sua casa em vários balões e a transforma na embarcação para a sua jornada. Mas não contava com a presença clandestina de um espirituoso escoteiro, Russel. Chegando lá, ambos conhecem uma exótica ave tropical.
O longa, de 2009, foi um sucesso de bilheteria e correspondeu às expectativas dos fãs da Pixar. Com a dublagem do saudoso Chico Anísio como Carl, e de grande elenco na versão brasileira, é uma excelente produção para se divertir com os alunos e gerar debates nas aulas.