Os mapas são compostos por diferentes elementos. Cada um deles possui uma importante função no trabalho de auxiliar a leitura e a compreensão dos dados e das informações contidas em uma representação cartográfica, ou seja, em um mapa. São cinco os elementos essenciais que compõem um mapa: o título, a fonte dos dados ou da informação, a escala, a legenda e a orientação.
- Título: indica o assunto representado no mapa.
- Legenda: apresenta informações sobre os símbolos e cores utilizados no mapa.
- Orientação: representada pela figura da rosa dos ventos ou da orientação Norte, indica a orientação do espaço retratado, facilitando a leitura do mapa.
- Escala cartográfica: permite calcular distâncias e compreender a redução da representação em relação à realidade cartografada.
- Fonte: indica a origem (instituição, órgão, publicação etc.) onde foram obtidas as informações presentes no mapa.
Esses elementos são fundamentais para interpretar corretamente as informações contidas em uma representação cartográfica, auxiliando na compreensão do espaço geográfico representado. Podemos ter outros dois elementos complementares em uma representação:
- Coordenada: indica, ao menos, a latitude de um paralelo e a longitude de um meridiano, como referência de localização da área representada.
- Projeção: apresenta o tipo de projeção cartográfica utilizado para a produção do mapa em questão.
Podemos afirmar, então, que ao compreender e saber ler esses elementos, é possível obter um conhecimento mais aprofundado do mundo em que vivemos através dos mapas.
*Dica cartográfica: explique para os alunos que, na ausência da rosa dos ventos ou da orientação norte, a parte superior do mapa sempre será o norte da representação.
Além do texto base apresentado nesta postagem, disponibilizamos para você professor, um arquivo com propostas de atividades sobre este conteúdo para desenvolver com seus alunos em sala de aula.
Baixe-o gratuitamente!
Perguntas e comentários? Nos envie uma mensagem.