Categorias
Mundo geográfico

O bioma do Cerrado

*O texto pode ser reproduzido para fins didáticos desde que citado: Boligian, Andressa T. A.; Boligian, Levon. O bioma do Cerrado. Site Geonauta <www.geonauta.com.br>. Data de acesso.

Professor: Você poderá trabalhar o texto deste post na íntegra e, na sequência, diversas ATIVIDADES propostas pelo Geonauta. BAIXE GRATUITAMENTE os arquivos no final desta página.

Ensino Fundamental 2 e Médio: biomas brasileiros, cerrado, território brasileiro, hotspot, bacias hisdrográficas.

Geonautas no Parque Nacional das Chapada dos Guimarães, município de Chapada dos Guimarães (MT).

O Cerrado é um bioma de extrema importância para o Brasil, sendo considerado o segundo maior macro ecossistema da América do Sul, abrangendo cerca de 22% do território nacional. É considerado a savana com a maior biodiversidade do planeta, abrigando uma grande variedade de espécies de fauna e flora, muitas das quais são endêmicas, ou seja, só são encontradas nessa região.

À esquerda, fruto do pequizeiro, e à direita, lagarta endêmica do Cerrado, no Parque Estadual do Jalapão (TO).

Paisagisticamente, o Cerrado é caracterizado pela presença de árvores e arbustos esparsos, muitos deles com troncos com grossa casca e galhos retorcidos, assim como palmeiras nas partes mais úmidas, como nas margens de rios e lagos e grande quantidade de espécies de gramíneas. É dominado pelo clima tropical típico, com duas estações bem definidas durante o ano: a estação chuvosa e a estação da estiagem.

Paisagem típica de Cerrado, no Parque Estadual do Jalapão (TO).

O Cerrado é uma matriz ambiental que se localiza, sobretudo, nos chapadões do planalto central brasileiro. Por abrigar uma das maiores diversidades do mundo em fauna e flora, esse bioma é definido por especialistas como um hot spot: área rara do planeta considerada de extrema importância por ter espécies que só existem naquela localidade (no mínimo entorno de 1500 espécies endêmicas) e que estão sob alto grau de ameaça.

A siriema, ave típica do bioma do Cerrado, no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT).

Isso porque, o Cerrado tem sido alvo de intensa degradação nas últimas décadas, principalmente devido à expansão da agropecuária, com a derrubada vegetação para dar lugar a pastagens para a criação extensiva de gado e para lavouras comerciais, como a soja e o algodão, além do uso indiscriminado de agrotóxicos. Essas atividades têm causado a destruição de vastas áreas do bioma, colocando em risco não apenas a diversidade biológica, mas também os recursos hídricos e a segurança alimentar de toda a região.

Plantação de algodão no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT).

Proteger o Cerrado torna-se essencial não apenas para a conservação da biodiversidade, mas também para garantir a manutenção dos serviços eco sistêmicos prestados por esse bioma. A preservação do Cerrado é fundamental para a regulação do ciclo da água, já que é considerado o “berço das águas” do Brasil, pois é onde nasce a maior parte dos grandes mananciais do país, sendo responsável pela vazão de 75% das principais bacias hidrográficas brasileiras, além da manutenção da qualidade do solo e a promoção do equilíbrio climático regional e global.

Rio que corre no Parque Estadual do Jalapão (GO).

Cachoeira no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT).

Diante desse cenário, campanhas de conscientização e ações de preservação tornam-se cada vez mais necessárias. É fundamental que a sociedade se mobilize em prol da defesa do Cerrado, buscando alternativas sustentáveis para o uso da terra, como o turismo consciente, e promovendo a conservação desse bioma tão rico e ameaçado.

Você também poderá enriquecer suas aulas sobre o tema acessando:

BAIXE GRATUITAMENTE OS ARQUIVOS DE ATIVIADES PARA OS ALUNOS E ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *