*O texto pode ser reproduzido para fins didáticos desde que citado: Boligian, Andressa T. A.; Boligian, Levon. O bioma do Cerrado. Site Geonauta <www.geonauta.com.br>. Data de acesso.
* Fotos de Andressa Boligian
Professor: Você poderá trabalhar o texto deste post na íntegra, assim como com a proposta de ATIVIDADE apresentada pelo Geonauta. BAIXE GRATUITAMENTE o arquivo no final desta página.
Ensino Fundamental 2 e Médio: biomas brasileiros, Pantanal, território brasileiro, planície inundável, cheias e vazantes, bacias hidrográficas, biodiversidade.
O Pantanal é um bioma de extrema importância ecológica para a América do Sul. Ele se estende pela porção oeste dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, além de áreas fronteiriças da Bolívia e do Paraguai, abrangendo aproximadamente 140 mil km2. Todo o sistema do Pantanal é comandado pela dança das cheias e vazantes dos rios da grande bacia hidrográfica do rio Paraguai, onde se localiza a maior planície de inundação do mundo.
Pássaros sobrevoam rio pantaneiro em Aquidauana – MS.
Ema e seus filhotes, em Aquidauana – MS.
Apesar de muitas vezes ser confundido com um pântano, o Pantanal é caracterizado por alagamentos periódicos, que ocorrem entre os meses de novembro e março, alternando com períodos de seca. Essa alternância de cheias e vazantes é fundamental para a renovação da fauna e flora da região, tornando-a um ambiente único e rico em biodiversidade.
Com uma diversidade impressionante, o Pantanal abriga uma grande variedade de espécies, incluindo 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves e 132 de mamíferos, sendo uma parte significativa delas endêmicas. Além disso, quase 2 mil espécies de plantas já foram catalogadas na região, muitas delas com potencial medicinal.
Imensa variedade de espécies habitam o pantanal matogrossense.
Reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera, o Pantanal também é lar de importantes comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, coletores de iscas e ribeirinhos pantaneiros. No entanto, a região tem sido impactada pelas ações humanas, especialmente devido ao crescimento desordenado da agropecuária no Centro-Oeste do Brasil, o que tem colocado em risco a biodiversidade e a sustentabilidade do bioma.
Plantação de arroz em área pantaneira, em Aquidauana – MS.
Dessa forma, o Pantanal tem sofrido com agressões ambientais e socioeconômicas nas últimas décadas, resultantes da falta de um planejamento ambiental adequado para a expansão da agropecuária, pela exploração de recursos minerais nos planaltos adjacentes e pela contaminação por agroquímicos. Todas essas agressões têm causado sérios danos à fauna, flora e economia da região, evidenciando a urgência de medidas de conservação e preservação e pela introdução de atividades de menor impacto, como por exemplo, o turismo sustentável ou o ecoturismo.
Excursão com estudantes explorando o Pantanal, em Aquidauana – MS.
Ecoturismo em Bonito – MS.
Tendo em vista a relevância do trabalho deste conteúdo em sala de aula, o Site Geonauta, apresenta a proposta de desenvolvimento da atividade didática a seguir.
Nela o professor encontrará um plano, com o qual poderá abordar, de forma abrangente, as características, os desafios e a importância de conservação do Pantanal, permitindo aos alunos uma imersão nesse fascinante bioma e estimulando a reflexão sobre a relação entre a ação humana e o meio ambiente.
Perguntas e comentários? Nos envie uma mensagem.
BAIXE GRATUITAMENTE OS ARQUIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DIDÁTICA EM SALA DE AULA!