Categorias
Saberes Geográficos

Geonautas no Canadá

Saiba mais sobre o Canadá e utilize textos e imagens em sala de aula.

Imagens de Andressa Boligian.

Canadá, um país multicultural.
Geonautas no Canadá.

Para professores – Sugestão de trabalho com os estudantes:

É possível utilizar o texto e as imagens em sala de aula como avaliações ou trabalhos complementares.*

Ensino Médio (2º e 3º ano) e Ensino Fundamental II (7º e 9º ano): população brasileira e mundial, regionalização de países do mundo, nação, território, cultura, movimentos migratórios, indicadores sociais.

População, cultura e território

Conhecer o Canadá está no topo da lista dos sonhos de muitos viajantes. País desenvolvido, IDH entre ao mais altos do mundo, sociedade multicultural e que, atualmente, tem uma forte política imigratória.

O Canadá é um país bem diferente de outros países da América. Toronto, onde estivemos, mostra absurdamente a marca de imigração. As origens são identificadas por roupas, objetos, barbas e cabelos, turbantes e gorros, cores, olhos e, claro, a língua que estão falando. Um rapaz me disse que adorava ouvir os brasileiros. É realmente muito interessante ouvir as pessoas falando em línguas diferentes, muitas vezes não identificáveis. A língua falada por um povo faz parte de sua identidade cultural.

O Canadá tem uma população de cerca de 40 milhões de habitantes (menor que a do estado de São Paulo) e seu território é o segundo maior do mundo (9.970.610 km2) o que o torna um país pouco povoado. A população é predominantemente urbana.

Pessoas nas ruas de Toronto.
Centro de Toronto.
Ruas de Toronto.
Pessoas nas ruas de Toronto.

A imigração é uma dinâmica populacional muito marcante no país. Identificamos essas características no espaço urbano, nos bairros, ruas e estabelecimentos comerciais, como no Chinatown, o Little Italy, o Português, o Indiano, entre muitos outros.

Placa escrita em duas línguas.
Rádio Camões, no bairro português.
Elementos que compõem as paisagens conferem ao lugar sua identidade cultural.

A presença mais marcante nos bairros e nas feiras são as comidas. O preparo é muito variado e com ingredientes comuns em cada país de origem. O costume alimentar de um povo também faz parte de sua identidade cultural.

Comida mexicana servida na rua.
Carne havaiana.
Temperos e vegetais do Oriente Médio.
Típico churrasco estadunidense.

O governo canadense tem desenvolvido diversas pesquisas populacionais para conhecer sua sociedade, que vem se transformando intensamente nos últimos anos. Existem programas para receber refugiados e asilados do mundo todo. Há também incentivo para estudantes e trabalhadores especializados. Leia a reportagem O que explica crescimento recorde da população do Canadá.

Embora tenha uma política de imigração muito forte, o país mantém a taxa de alfabetização em cerca de 100%.
Há diferentes escolas em todos os bairros em Toronto, atendendo crianças de várias idades.

Indicadores sociais

Para entender um pouco melhor aspectos socioeconômicos da sociedade canadense, veja alguns dados comparados ao Brasil:

Fontes: IBGE Países. https://paises.ibge.gov.br/#/dados/canada
https://datos.bancomundial.org/?locations=CA-BR

É possível perceber pelos dados da tabela, que o Canadá é um país que tem renda per capita muito acima da brasileira. Isso significa que as pessoas também possuem melhores condições de vida e um poder aquisitivo muito maior que o nosso. A expectativa de vida também é melhor que no Brasil e a mortalidade infantil é muito inferior. Desse modo, entende-se que as pessoas vivam mais e melhor que a maior parte da população mundial.

Embora o Canadá seja um país rico e desenvolvido, também enfrenta problemas como o desemprego. Além disso, em grandes cidades como Toronto, há pessoas em situação de rua, especialmente dependentes químicos e com problemas psiquiátricos. Porém, a taxa de pessoas vivendo na pobreza é muito mais baixa que a brasileira.

Pessoas em frente a um local de distribuição de alimentos.
Pessoas na fila para conseguir doação de alimentos.

Os índices de violência no Canadá são muito baixos, como exemplificado nas taxas de homicídio que vimos na tabela. Isso se reflete na segurança que a população tem no dia a dia. Mesmo em grandes cidades como Toronto, é comum as casas não terem grades ou muros.

Casa residencial em bairro central de Toronto.
Casa residencial em bairro da cidade de Toronto.

Além dos indicadores sociais, na tabela também há um dado que mostra a emissão de CO2. Vemos que no Canadá a quantidade de emissão per capita é muito maior que no Brasil. Isso ocorre, entre outros motivos, pelo fato de o país ser muito industrializado. Além disso, com maior poder aquisitivo, as pessoas consomem mais energia elétrica e combustíveis fósseis, como por exemplo, em relação aos meios de transporte, caracterizando maior emissão de gases na atmosfera.

Sugestão de análise de imagens com os alunos

As imagens a seguir revelam alguns aspectos da sociedade urbana que se refletem nas paisagens. Em cada uma delas há elementos próprios do espaço urbano.

Região central de Toronto.
Rua de bairro em Toronto.
Vista do centro da cidade de Toronto a partir do Lago Ontário.
Vista dos prédios da cidade de Toronto.
Para circulação urbana são usados trens, metrôs, bondes, ônibus, carros e outros meios de transporte.
Linhas e trilhos dos bondes elétricos em avenida.
Mulheres vendendo verduras que produzem.
Igreja em Toronto. Escadas pintadas com as cores símbolo LGBT+.
Avenida central em Toronto.

*Este texto pode ser reproduzido para fins didáticos desde que citado: Boligian, Andressa T. A. Geonautas no Canadá. Site Geonauta <www.geonauta.com.br>. Data de acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *