Categorias
GeoDigital geonauta

5 jogos para trabalhar as ODS – AGENDA 2030

Tendo como meta a concretização de uma nova realidade, baseada em uma sociedade mais igualitária e justa, assim como em uma economia baseada no conceito de desenvolvimento sustentável, a ONU estabeleceu um plano de ação denominado Agenda 2030. Ela consiste nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se desdobram em 169 metas, as quais têm, entre outros propósitos, a igualdade de gênero, a erradicação da pobreza, a conservação dos oceanos e o combate às mudanças climáticas.

No Brasil, várias instituições de ensino vêm trabalhando com os ODS como um tema transversal, que perpassa o conteúdo em diferentes componentes curriculares, como forma de engajar os estudantes na conscientização da importância de se concretizar tais objetivos e metas. Se esse é o caso da sua escola, então aqui vai a sugestão de gamificação de suas aulas, como forma de trabalhar as ODS em sala de uma forma lúdica e criativa. Para isso, veja a dica de cinco sites de jogos que trazemos para você nessa publicação.

VIVA OS OBJETIVOS! GO GOALS

Site da própria Nações Unidas que presenteia os professores com um jogo de tabuleiro completo para download, que pode ser impresso e utilizado em sala de aula, para dinâmicas em grupo.

JOGO GUARDIÕES DO PLANETA E OS ODS!

Criado por iniciativa da IMPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), esse jogo online propõe diferentes níveis de dificuldade (iniciante, intermediário e avançado), podendo ser trabalhado com turmas dos anos finais do Fundamental 1 e iniciais do Fundamental 2.

JOGO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Elaborado pela cientista política e educadora Thaís Zscheischang, e disponível no site do Instituto Significare, esse outro jogo de tabuleiro oferece um desafio lúdico, porém com um nível de complexidade mais adequado aos alunos do Ensino Médio.

JOGO DA MEMÓRIA ODS

Baseado no texto da ONU sobre os ODS, esse jogo da memória criado pela organização CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável ) vai bem em qualquer ano do Fundamental 2 e do Ensino Médio.

JOGO DESTINO 2030

Outra iniciativa de uma organização não governamental, no caso o Instituto Global Atitude, o jogo DESTINO 2030 é uma proposta de metodologia ativa na forma de jogo de tabuleiro analógico voltado, sobretudo, para alunos do Ensino Médio.

Uma resposta em “5 jogos para trabalhar as ODS – AGENDA 2030”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *