Categorias
Mundo Digital

A queda das taxas de poluição no mundo

“Em quais conteúdos trabalhar?

Volume Único Geografia Espaço e Identidade: Unidade 4: “A dinâmica da indústria e as fontes de energia”, capítulo 15 – “A natureza, o trabalho e a atividade industrial” e capítulo 16 – “As fontes de energia e sua importância no mundo atual”.  Unidade 8: “A Nova Ordem Mundial e regionalização do espaço global”, capítulo 30 – “Grandes potências econômicas e potências emergentes no cenário multipolar” e capítulo 31 – “A regionalização do espaço geográfico mundial”. Unidade 10: “Consumo e questões ambientais na atualidade”, capítulo 35 – “Sociedade de consumo e questões ambientais na atualidade e capítulo 36 – “Degradação ambiental e mudanças ecológicas globais”.

Para entender a discussão

A poluição atmosférica é um dos grandes problemas ecológicos atuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição atmosférica atinge cerca de 90% da população urbana do mundo afetando o sistema respiratório humano. O meio ambiente também recebe graves impactos negativos, devido aos acidentes ecológicos causados pela emissão do dióxido de carbono (CO2) como o aumento do efeito estufa, a destruição da vegetação e contaminação dos solos e águas, por meio da chuva ácida.

No início de 2020, quando o planeta foi atingido por uma pandemia causada pelo coronavírus, numerosos países adotaram o isolamento social como medida para a contenção da difusão do vírus. Isso fez com que vários setores da economia, como a indústria e o comércio, interrompessem bruscamente suas atividades para evitar a circulação de pessoas.

Segundo cientistas, ao esvaziar as ruas e as indústrias, o coronavírus provocou impactos positivos na luta contra as mudanças climáticas. Para o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, o abrandamento das atividade econômicas, sobretudo nos maiores e mais dinâmicos países do mundo, tem óbvias consequências negativas. Porém, por outro lado, existem algumas consequências positivas. Por exemplo, a diminuição da poluição atmosférica que caiu em diferentes pelo mundo.

Especialistas da qualidade do ar da agência especial dos EUA (NASA) afirmaram que nunca se tinha visto uma quebra tão dramática da poluição numa área tão vasta nos Estados Unidos. De acordo imagens publicadas por esse órgão, referentes aos níveis de poluição no mês de março de 2020, ocorreu uma queda na poluição do ar, especialmente em países altamente industrializados como a China, o “berço” do coronavírus. Segundo a agencia espacial estadunidense, o grande declínio dos níveis de poluição – queda de 25% da liberação do dióxido de nitrogênio, se deve ao processo de desaceleração econômica da atividade industrial e também devido a diminuição da circulação de automóveis.

Fonte: O lado esquerdo traz a concentração de NO2 no país entre os dias 1 e 20 de janeiro. No direito, há a quantidade de poluentes do tipo emitida entre 10 e 25 de fevereiro.  (Reprodução/NASA)

Na Itália, país drasticamente atingido pelo vírus também registrou mudanças na sua paisagem decorrente a quarentena. Imagens simbólicas que circularam pelas redes sociais sobre a coloração da água dos canais Veneza que ficaram mais claras e nítidas pela ausência de turistas e circulação de barcos.

Apesar dos efeitos positivos ocasionados pela quarentena, os cientistas temem que a população de países afetados se acostume com a ideia de que a preservação do meio ambiente seja apenas possível durante uma crise sanitária.

Para ir mais longe em casa e na sala de aula

Vírus: tudo o que é sólido se desfaz no ar (por Boaventura de Sousa Santos)

“Ruas vazias e freio na poluição: Meio Ambiente se beneficia com expansão do coronavírus”

“Coronavírus: imagens da Nasa mostram queda da poluição na China em meio ao surto”

“Poluição atmosférica cai mundo afora com a pandemia de Covid-19”

https://super.abril.com.br/saude/poluicao-do-ar-esta-ligada-a-uma-maior-mortalidade-por-covid-19/