Categorias
Aqui você encontra conteúdos Mundo geográfico Saberes Geográficos

Geonautas no Uruguai

O Uruguai

Uma viagem rápida ao Uruguai é um privilégio para quem mora na Região Sul do Brasil. De Floripa e Porto Alegre até Montevideo é possível um vôo direto. Os gaúchos podem até mesmo ir de carro.

Para entrar no Uruguai, os brasileiros não necessitam de passaporte ou visto. Como fazemos parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), podemos viajar somente com a identidade. Entretanto, se você tiver o passaporte, pode passar diretamente pelo leitor digital, enquanto quem está apenas com o RG precisa passar pelos agentes da imigração e registrar sua digital e imagem. Mesmo com passaporte válido, optamos por usar apenas a identidade, e foi bem tranquilo.

O Uruguai é o país mais ao sul do continente americano, embora os territórios argentino e chileno sejam mais austrais. De qualquer modo, é um país muito interessante no cenário latino-americano. Seu IDH e PIB per capita estão entre os maiores da América Latina.

A população urbana uruguaia é de mais de 80%, com pouco mais de 3,5 milhões de habitantes distribuídos em 180 mil km2 (menor que o estado do Paraná).

O país faz parte da chamada América Platina, juntamente com o Paraguai e a Argentina, pois são banhados pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, que são os principais rios afluentes do Rio da Prata. O clima que atua no território é subtropical, com estações do ano bem marcadas. No outono, por exemplo, quando estivemos por lá, a paisagem urbana tem árvores amareladas e tons marrons. Já nas áreas rurais, a vegetação é predominantemente composta pela floresta temperada e pelas pradarias, entretanto, intensamente ocupadas pela agropecuária.

Centro de Montevidéu, com edifícios do governo ao fundo.
Palácio Salvo, de 1928, do arquiteto italano Mario Palante.
Tons marrons das árvores no outono uruguaio.

No ano de 2023 o Uruguai enfrenta uma crise hídrica relacionada aos períodos de seca. As represas de água para o abastecimento estavam abaixo dos níveis necessários, e uma parte da água de outros rios estaria sendo usada para o consumo da população. No entanto, manifestações contra a política da empresa de abastecimento de água estavam sendo realizados em Montevidéo. Além disso, fomos informados que a água da torneira não estava potável, pois era salobra. É importante se informar a respeito.

Manifestação contra a gestão de abastecimento da água em Montevidéu.

Punta del Este

Mais da metade da população uruguaia (de cerca de 3,4 milhões de habitantes) concentra-se na região da capital, Montevideo e nas cidades costeiras. O balneário mais famoso do lugar é Punta del Este, conhecido pelos cassinos que são legais no país. O lugar é muito frequentado na temporada de verão, especialmente por brasileiros e argentinos.

Marina de Punta del Este.
Vista de Punta del Este.

Geograficamente Punta del Este localiza-se na península que é considerada o limite entre o Rio da Prata e o Oceano Atlântico no Uruguai. Dali parte uma linha imaginária até Punta Rasa na Argentina, onde há uma reserva natural, delimitando o estuário do Rio da Prata.

Google Maps.

Em Punta de la Salina, que fica na ponta da península, há um marco, onde é possível observar a paisagem e identificar as direções cardeais. Ao chegar aí, dependendo da direção do vento, é possível sentir um cheio caraterístico de mar, indicando a presença marcante do Oceano Atlântico.

Ponta da península de Punta del Este

Em outra praia do lugar, é possível visitar a escultura Los Dedos, também chamada de La Mano, do artista chileno Mario Irarrázabal. A concepção da obra está ligada ao renascimento. Quando estivemos lá estava em reforma.

“Los dedos” ou “La Mano” do artista chileno Mario Irarrázabal.

A praias dali tem ampla faixa de areia grossa e escura. No dia que estivemos em Punta, a água estava com a cor marrom esverdeado e o mar estava calmo mas, em geral, é mais agitado e venta bastante. Nas áreas de maior circulação de turistas, há amplas avenidas com canteiros floridos e praças.

“Playa Brava”.
La mano.

Piriápolis e Casapueblo

No caminho entre Montevideo e Punta del Este há dois atrativos que valem a visita: Piriápolis e a Casapueblo. Piriápolis (a 98 km de Montevideo) é um balneário fundado por um empresário uruguaio (Francisco Piria), que arquitetou o espaço urbano e definiu as principais características do lugar. Hà algumas histórias contadas por lá que falam sobre o misticismo do empresário e sua vida. Embora tenha falecido em 1933, ainda parece ser o personagem central na vida turística da cidade. Ele planejou a construção de diversos monumentos, como uma capela dedicada a Santo Antônio, de onde se tem uma vista privilegiada das praias de Piriápolis até Punta del Este.

Capela Santo Antônio, no alto do morro onde se vê Piriápolis de um lado e Punta de outro.
Balneário de Piriápolis.

A Casapueblo, outro atrativo da região, foi concebida e construída pelo artista uruguaio Carlos Paéz Vilaró (1923-2014). Para visitar a construção e o museu, pagamos $U 1000,00, na época o equivalente a R$ 130,00 para duas pessoas. No entanto, a parte da casa que você pode visitar é bem limitada e o acervo é pequeno. A maior parte da construção é ocupada como residência e hotel.

A Casapueblo é muito grande, mas somente uma pequena área de dois pequenos andares de um dos blocos pode ser visitada. Foto do Internet.

Carlos Vilaró trabalhava com diversas técnicas artísticas, era pintor, escultor e ceramista. Foi contemporâneo dos espanhóis Pablo Picasso e Salvador Dalí. Ele trabalhou com temas inspirados em objetos, lugares e pessoas, traduzidos em cores e formas. Nos dois andares da casa que é possível visitar, há placas indicativas a ruas ou a cantos dedicados a outros artistas e personalidades, inclusive brasileiros como Antônio Carlos Jobim e Pelé. O que mais chama a atenção na construção são as formas orgânicas das muretas, telhados e paredes e também a cor branca, que marca a paisagem.

Callecita Pelé.
Cantinho da Casapueblo.
Formas orgânicas.

A cidade e seus lugares

Os índices de desenvolvimento do Uruguai se refletem nas ruas e no dia-a-dia das pessoas. As taxas de violência são baixos quando comparados a outros países da América Latina, como o Brasil. Porém, como nas grandes cidades latino-americanas, é possível ver pessoas vulneráveis e em situação de rua.

Pessoa em situação de rua em parque da capital uruguaia.

As ruas de Montevidéo, para quem gosta de caminhar, são cheias de detalhes e pequenas surpresas, como sebos com portas pequenas mas que dentro são outra dimensão do universo da escrita. Alíás, há livrarias e sebos em todos os lugares, até mesmo nas calçadas se vendem livros de todos os tipos, gostos e bolsos.

Livrarias e sebos em todos os cantos.

Os monumentos e prédios históricos são muito interessantes, no entanto, não é possível entrar em muitos deles. Andando pelo centro da cidade, chegamos à rua que dá acesso ao Mercado del Puerto. Há também o Mercado Agrícola, em outro bairro da cidade. Entretanto, embora o nome sugira, não tem característica dos mercados públicos mais tradicionais. Há lojas de marcas, lanchonetes e restaurantes mais modernos e algumas tiendas de artesanías.

Cada estação do ano tem suas cores e detalhes especiais. Quem vai a um lugar no inverno deve saber que no verão é diferente. Nós fomos no outono e encontramos árvores marrons e com galhos aparentes, muitas folhas no chão, frio, menos horas de luz do dia. Também fomos agraciados com dias de sol e pouco vento.

Paisagens

É possível observar a cidade de vários ângulos diferentes. Há vista do centro a partir do prédio da prefeitura da cidade de Montevideo. Você pode subir por um elevador panorâmico que leva a um terraço que circunda o edifício. Nos dias que fomos estava em reforma. O site da prefeitura não informava nada, mas mesmo assim subimos e descemos com o elevador panorâmico.

Vista a partir do prédio da prefeitura de Montevidéu.

O forte General Artigas é outro lugar para vista da cidade. Construído em 1809, a fortaleza está no cerro mais alto da região. É possível ver o rio da Prata em direção à montante na planície do estuário. Do outro lado, a estrutura portuária e grande parte da região metropolitana. Embora seja longe para que está sem transporte próprio, vale a pena a visita.

Vista do porto de Montevidéu.
Vista do estuário do rio da Prata.

Os detalhes do todo

Há muitos detalhes que, quando observamos, contam uma história, transparecem a cultura local e fazem a diferença na impressão que temos de um lugar e Montevidéu nos proporciona isso, é só ficar atento.

Por do sol em Montevidéu.