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O documentário “Ser Tão Velho Cerrado”

Por que assistir?

O documentário “Ser Tão Velho Cerrado” (2018) tem como temática central o impacto socioambiental no Cerrado brasileiro, o segundo maior bioma do país que vem sofrendo intensa devastação provocada pelas atividades de mineração, instalação de hidrelétricas e avanço do agronegócio.

O longa-metragem reúne entrevistas com os moradores da Chapada dos Veadeiros, geólogos, biólogos, agricultores, empresários do agronegócio e políticos, apresentando diferentes perspectivas sobre as formas de desenvolvimento da região. Um ponto importante para conflitar em sala de aula são os diferentes pontos de vista dos entrevistados.  

Ainda que apresente discursos diferentes, o documentário faz um apelo para o cuidado do Cerrado, bioma que se encontra fortemente ameaçado. O diretor do filme, André D’Elia chama a atenção: “As pessoas precisam valorizar mais o Cerrado e enxergá-lo além da aparência de vegetação seca. Isso dá a sensação de que ele é desprezível, sem importância. Mas ele é fundamental para a existência do ser humano na Terra. Sem ele, os outros biomas se descontrolam”

Geonautas em visita em área de Cerrado, na Chapada dos Guimarães (MT)

O Cerrado é uma matriz ambiental que se localiza nos chapadões centrais do Brasil, no qual abriga uma das maiores diversidades do mundo em fauna e flora. Ele é definido por especialistas como um “hot spot”: área rara do planeta considerada de extrema importância por ter espécies que só existem naquela localidade e estão sob alto grau de ameaça.

A existência do Cerrado é importante para o equilíbrio dos biomas que o circundam. Ele é considerado o “berço das águas” do Brasil, pois é onde nasce a maior parte dos grandes mananciais do país, sendo responsável pela vazão de 75% das principais bacias hidrográficas brasileiras.

Além disso, essas águas alimentam o pantanal e mais 3 grandes aquíferos subterrâneos: o Babuí, o Urucuia e o Guarani.

Riacho em meio ao Cerrado na região do Jalapão (TO)

O documentário também conta a história diferentes modos de vida, como do Quilombo Kalunga, sitio histórico e patrimônio cultural. Maior território quilombola do mundo demarcado com 272 mil hectares. São descendentes de povos escraviazados fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central que formaram comunidades autossuficientes e que viveram mais de duzentos anos isolados em regiões remotas próximas à Chapada dos Veadeiros, no atual estado de Goiás.

O quilombo, junto com pequenos produtores rurais, estão sendo prejudicados pela expansão da fronteira agrícola. Famílias que dependem da agricultura camponesa com utilização de sementes crioulas estão tendo seu cultivo e modo de vida afetados.

Plantação de algodão no município de Chapada dos Guimarães (MT)

Vale a pena assistir em sala de aula?

O documentário “Ser Tão Velho Cerrado” está disponível no YouTube e tem em a duração de 1 hora e 36 minutos, dessa forma deve ser apresentado em, no mínimo, duas seções. É possível utilizar o conteúdo do documentário para desenvolver uma proposta de trabalho integrado entre os componentes Geografia e Ciências, no Fundamental 2, ou entre Geografia, Sociologia e Biologia, estabelecendo interdisciplinaridade entre as áreas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Esse trabalho oportuniza a discussão contextualizada sobre as transformações biogeográficas, econômicas e sociais dentro do bioma Cerrado.

Plano de uso do documentário

  1. Apresente o documentário, no mínimo, em duas seções. Preferencialmente, intercale a exibição com pausas para explicações e comentários sobre o conteúdo referente ao bioma Cerrado;
  2. Proponha uma roda de conversa ao final de cada exibição, dividindo a turma em grupos, para que discutam a respeito do conteúdo do documentário. Peça que produzam um texto coletivo sobre as conclusões do grupo.
  3. Os grupos devem eleger um representante que irá expor para toda a turma as conclusões do grupo;
  4. Após os tempos de discussão sobre o documentário, retome as explicações sobre o bioma Cerrado e sobre a sua importância ambiental para nosso país.
  5. Por fim, aplique a lista de atividades a seguir que você pode baixar gratuitamente.

Atividades para os alunos

Baixe o arquivo com atividades para usar com os alunos.